sexta-feira, 11 de setembro de 2009

José Serra "padrinho" da editora Abril e da Folha de São Paulo

O que o governo de São Paulo faz com o dinheiro que você cidadão do estado de São Paulo paga em impostos? Ele melhora a educação? Não. Ele investe em saúde? Não, que eu saiba. O governador tem ajudado com o seu dinheiro a levantar empresas neo-liberais como a Editora Abril e o pasquim A Folha de São Paulo que perdeu muitos assinantes quando falou da "dita branda".

Nossas crianças e adolescentes poderiam ter um ensino bem melhor se não fosse o tucanato, mas o governador está mais preocupado em ajudar o grupo Victor Civita e a Folha de São Paulo do que ajudar nossas crianças e adolescentes. Na verdade o governador está investindo em si mesmo. Guilherme de Ockham disse a Luís IV da Baviera: "Defende-me com a espada e eu te defenderei com a pena". A editora Abril fazendo as vezes de um Ockam às avessas diz nas entrelinhas: "Defende-me com o dinheiro dos cofres públicos e eu te defenderei com a indústria gráfica".

E assim é que o governador iniciou um namoro com a Veja e a Folha de São Paulo, dando mimos e agrados. Não tenho nada contra dar presentes para as paqueras, desde que não saiam dos cofres públicos. Paulo Henrique Amorim fez um artigo brilhante sobre isso.

Vejam só o tipo de literatura que o governador quer que leiamos: Revista Nova Escola da editora Abril, Folha de São Paulo (cuja parte interessante é o caderno de ciências) e Guia do Estudante também da imprensa venal. Nessa literatura está toda embutida a ideologia da direita e a "imparcialidade" dessas publicações.

Ao invés dessas assinaturas de revistas e jornais e compra desses livros, por que o governador não investiu em capacitação dos professores? Por que não investiu nas reformas e construções de laboratórios nas escolas para os professores de química e física trabalharem a aprendizagem dos alunos de forma empírica?

O governador é "gente boa" e cheio de "boas intenções", ele sabe que só a leitura pode construir cidadãos. Ele está preocupado com a juventude e deseja que eles sejam pessoas "emancipadas" e que tenham a "doce liberdade" de escolher entre PSDB e DEM. E viva a "DEMocracia".

Nenhum comentário: