domingo, 20 de setembro de 2009

As loiras são mesmo burras?



Apesar da inesquecível pérola da loira Carla Perez, isso não quer dizer que as loiras sejam burras. Ela poderia ser morena, mulata, branca de cabelos pretos. A burrice é patrimônio de ambos os sexos, de todas as raças e credos. Vou dar um exemplo: George Bush é um pascácio rematado e nem por isso é loira.

Infelizmente a gente cresce ouvindo coisas que o senso comum nos impõe como verdades divinamente reveladas, tais como: "Leite com manga faz mal", "tinha que ser loira", "é um negro de alma branca", "todo japonês tem pinto pequeno" dentre outras bizarrices.

Desde que estudo filosofia por minha conta e risco, tenho me perguntado de onde surgiram essas ideias tão cretinas e porque se disseminam como rastilho de pólvora aceso.

Sei de como surgiram algumas ideias, de outras já não sei, mas reservo-me o direito de especular.

Eu confesso que já contei muita piada de loiras, as piadas eram e são engraçadas, mas não tem fundamento algum, visto que não posso provar que as loiras são burras, aliás ninguém pode. Ouço sempre algum chiste sobre as loiras, quando uma ou outra comete um deslize. Já ouvi coisas do tipo até em sala de aula. Mas fazer o quê? É um preconceito arraigado na alma das massas. Um preconceito que desprestigia uma mulher só por ser loira, e que certamente faz sofrer. Poder-se-ia dizer que as loiras são burras se fizessem testes de Q.I comprovando sua baixa inteligência. Infelizmente, aceitamos tudo sem questionar e assim surgem os preconceitos. Os alemães caindo na conversa de raça superior mataram um grande número de judeus assim como mataram ciganos, árabes e negros.

Claro que as piadas de loira não são tão nocivas quanto a ideia de uma raça superior, mas se as massas aceitam ideias prontas, como a da loira burra, bem podem aceitar ideias racistas e xenofóbicas como coisas naturais e verdadeiras sem questionar.

O mito da loira burra surgiu com Marilyn Monroe que interpretou várias loiras fúteis, e a mais famosa de suas personagens foi Lorelei Lee, em "Os Homens Preferem as Loiras". Essa ideia de loira burra surgiu com a escritora Anita Loos em 1925. Anita teve a ideia quando estava num vagão arrastando suas malas e homem algum se dispôs a ajudá-la, enquanto do outro lado uma loira era paparicada pelos homens. Então como se pode perceber esse mito surgiu do romance de Anita Loos, romance este, filho de sua inveja.

Talvez haja um motivo para os homens ou a maioria dos homens preferirem as loiras,de acordo com a Superinteressante: "Cabelos

Quanto mais finos os cabelos, mais femininos. Segundo Morris, a cabeleira delicada das mulheres é uma das reminiscências infantis que atraem os homens. Loiras têm os fios mais finos, seguidas pelas morenas e, por último, as ruivas. “Nesse sentido, as loiras são mais femininas”, escreve o zoólogo, também responsável pelo negrito no verbo. Aí estaria a raiz da preferência masculina pelas platinadas – e do costume feminino de clarear os cabelos. A tintura não deixa os fios mais delgados, mas o efeito visual é o mesmo. E, no caso, parecer mais feminina já basta".


Conclusão se você pensa que a loira é burra, então o (a) burro(a) é você que não pensa, que não questiona.

Nenhum comentário: