terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Bíblia nas mãos dos semi-analfabetos



Muita gente critica a Igreja Católica principalmente os protestantes de todos os ramos, porque na Idade Média e mesmo na Idade Moderna a Igreja não permitia a leitura da Bíblia pelos fiéis. Os padres eram os intérpretes das Escrituras Sacras. Foi aos poucos que a Igreja Romana liberou a leitura para os fiéis, até porque a Igreja Romana deu uma "protestantizada" em seus meios. E hoje qualquer boçal pode ler e tirar as coisas mais absurdas da Bíblia.

Desses leitores da Bíblia, muitos nem sabem que esse livro foi escrito em hebraico e grego, pensam em sua ignorância que caiu do céu pronta e mais ainda, em português! Desde que o protestantismo fez o "bom trabalho" de deixar que cada um pudesse ler a Bíblia e interpretar conforme suas conveniências é que surgiram seitas e ideias, umas mais ridículas que outras.

Se a Igreja Romana não era lá grande coisa, com o protestantismo a coisa só piorou, claro, que com tantas contradições no seio do protestantismo surgiram muitos agnósticos e ateus que ajudaram a construir Estados laicos. A Bíblia não é um livro mal em si, o que é mal é a ideia de Lutero de livre-exame que garantiu a todos os patetas o direito de falar merda, mesmo sendo pessoas semi-analfabetas, pois cada um carrega consigo seu "espírito santo" portátil.

Nenhum comentário: