sábado, 9 de maio de 2009

Comentários sem-censura

Caro(a) leitor(a) lembra-se de quando escrevi o artigo no qual abordei a moderação dos comentários? Pois é, mudei de ideia e vou deixar os comentários sem moderação. Só apagarei os comentários anônimos, simplesmente porque são anônimos e não gozam de créditos.

No mais quem quiser me chamar de idiota ou aos meus colaboradores que chame. Uma coisa é chamar alguém de idiota e outra bem diferente é provar que a pessoa é idiota de fato. Ser chamado de idiota não dá um caráter mágico a palavra proferida transformando o receptor num idiota. O mesmo vale para xingamentos.

Um vai tomar no $¨¨¨#@&* não significa que eu vá tomar, significa tão somente que o ofensor é uma pessoa imatura, despreparada e desesperada. Cada um dá aquilo que tem. Uma pessoa sem princípios não pode me dar um elogio sincero, uma crítica apontando meus erros para que eu possa saná-los. Um ditado romano já dizia nemo dat quo non habet - ninguém dá aquilo que não tem. Se a pessoa não tem educação como poderá doar gentileza? Se não tem argumentos como poderá dar argumentos ao adversário? Se não tem o bom, o belo e o verdadeiro como poderá dar essas coisas ao semelhante? Cada um dá aquilo que tem. O estúpido dá sua estupidez, a arrogante sua arrogância e os burros seus coices. Quando não queremos um presente, um mimo o que fazemos? Recusamos e devolvemos o presente ao seu dono.

Um comentário:

Ravick disse...

Bravo! :D

Minha posição sempre foi a seguinte: No 1º xingamento, passo a ignorar o diz o xingador. (Claro que isso não vale para palavr~eos que se use para se expressar, e não para xingar de fato).

Afinal, se tivesse algoa dizer, o fulano teria dito antes do xingamento...