domingo, 24 de maio de 2009

A revista Veja insatisfeita com a educação quer deseducar o povo brasileiro II

A Bíblia semanal dos conservadores escreve: "pois Karl Marx é autor rigoroso, complexo, profundo que, mesmo tendo apenas uma de suas ideias levada a sério hoje - a Teoria da Alienação -, exige muito esforço para ser compreendido".

Se Marx é tão profundo, complexo e rigoroso porque a revista abordou a sua figura, por que a revista não faz uma edição especial apenas sobre Marx e suas teorias? Isso certamente acabaria com esses marxistas de nome que nunca folhearam um livro de Marx. Se a revista Veja fizesse isso, acabaria com dois problemas, desmentiria os marxistas que adulteram o pensamento do filósofo e daria munição para os conservadores refutarem seus adversários de esquerda. Segundo Leandro Konder: "o senador Richard Nixon - insuspeito de alimentar quaisquer simpatias pelo marxismo - lamentou, em discurso que a doutrina de Marx fosse tão mal conhecida nos meios universitários dos Estados Unidos. Outro ferrenho adversário das ideias de Marx -Allen Dulles, o dirigente máximo da Central Intelligence Agency - chegou a preconizar a criação de uma cadeira de marxismo a ser lecionada obrigatoriamente nas universidades norte-americanas". [1]

Veja escreve: "idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização".

Veja caro(a) leitor(a) como a revista Veja dogmatiza! Diz que os professores idolatram um personagem envolto em mistérios que não contribuiu em nada, nada de efetivo para o desenvolvimento da civilização ocidental. Os leitores de Veja lêem essas barbaridades e nem se questionam se o que os jornalistas afirmam do pedagogo é verdade ou não. Simplesmente aceitam como se aceita uma revelação.

Deixo aqui um artigo de um jovem erudito, não marxista e portanto insuspeito acerca do livro de Paulo Freire e Ira Shor, Medo e Ousadia, onde ele aborda de modo crítico o livro. E ele como não marxista é honesto em reconhecer a grandeza de Paulo Freire, bem diferente da revista neo-liberal.

Creio que vale a pena ler este artigo: "A Revista Veja e o meu Pai", onde o autor do texto revela que a entrevista de um "climatologista" (leia-se economista neo-liberal) e o ataque a Paulo Freire foram o quanto bastou para o seu pái cancelar a assinatura da nefasta revista.

Fonte: [1] KONDER, Leandro. Marx vida e Obra. Editora Paz e Terra, Riode Janeiro, 1981.

Um comentário:

Ravick disse...

"idolatram personagens arcanos sem contribuição efetiva à civilização ocidental, como o educador Paulo Freire, autor de um método de doutrinação esquerdista disfarçado de alfabetização"

Bah! Ainda bem que não leio mais essa revistinha tola! Dizer que PF nada contribuiu para o ocidente, seja em pedagogia, seja e filo (aliás, ele é discutido até em classes de psico), é simplesmente falar sem entender do assunto...

Mas, muita gente quer falar, e pouca estudar, né?

Parabéns, Félix, muito boas as postagens!