domingo, 24 de maio de 2009

A revista Veja insatisfeita com a educação quer deseducar o povo brasileiro

Ontem estava voltando de um sebo e passei em determinada rua que tinha entulhos, em cima dos entulhos alguns exemplares da revista Veja, como sou partidário que "de graça até injeção na testa" peguei as edições que mais me interessavam.

Bem sei que a revista Veja não goza de qualquer credibilidade, é uma revista sumamente reacionária, parcial e ditatorial.

Ontem à noite li o texto sobre a educação para conhecer o que a Veja pensa, ou melhor o que a Veja quer que seus leitores pensem.
A revistinha se propõe a examinar a educação no Brasil, encomendou até uma pesquisa. A revista descobriu que a educação no Brasil é péssima, a Veja foi investigar os culpados desse crime e "descobriu", são os socialistas!!!

Segundo a Veja: "o ensino no Brasil é péssimo, está formando alunos despreparados para o mundo atual, competitivo, mutante e globalizado" (Os itálicos são meus).

Para a revista a escola não deve formar cidadãos mas pessoas egoístas, competitivas, individualistas, para um mundo em constante mudanças para atender aos desejos dos países que dominam o cenário mundial.

A Veja diz: "Os professores esquerdistas veneram muito aquele senhor que viveu à custa de um amigo industrial, fez um filho na empregada da casa e, atacado pela furunculose, sofreu como um mártir boa parte da existência. Gostam muito dele, fariam tudo por ele, menos, é claro, lê-lo".

Se essa revista fosse séria, se fosse uma revista de informação e de formação não precisaria lançar o recurso da falácia ad hominem, mas como é literatura de esgoto, ela precisa lançar mão de falácias.
Marx não era um vagabundo como quer a literatura panfletária, ele era doutor (isso a Veja não fala, por que será?). "Em 15 de abril de 1841 - escreve Konder - defendeu brilhantemente sua tese e obteve o diploma... Com a tese, entretanto, Marx não conseguiu resolver o seu problema pessoal, econômico. Não pôde obter a cátedra que pretendia, pois o governo não queria hegelianos de esquerda pontificando nas universidades". [1]

Marx foi diretor da Gazeta Renana (isso a Veja também não fala) e esta "teve tanto sucesso que, em 11 de outubro de 1842, ele se mudou para Colônia e assumiu a direção do jornal.
Sob a direção de Marx, a Gazeta Renana aumentou rapidamente sua circulação. Mas a alegria durou pouco. Após um violento artigo contra o absolutismo russo, publicado em janeiro de 1843, o czar Nicolau I pressionou o governo prussiano e este fechou o jornal".

Ademais trabalho intelectual é tão ou mais trabalho que quaisquer outros. A não ser que pela ótica do catecismo reacionário os professores sejam vadios, os escritores e até mesmo os articulistas da Veja. Se bem que nos escritos desses articulistas nada há de intelectual, nada que faça pensar, às vezes se salva um ou outro artigo. E Marx sempre trabalhou, ele escrevia artigos para o jornal New York Daily Tribune e ainda colaborou para a Nova Enciclopédia Americana.

No que fica o pensamento de Marx prejudicado pelo fato de ter sido auxiliado financeiramente por seu amigo Engels? O dinheiro não era de Engels? O que a Veja tem que a ver com as economias de Engels, ela que é liberal e por conseguinte individualista?

Ele fez um filho na empregada e por isso sua obra perde o valor? Somente nas cabecinhas ocas que confundem vida pessoal com pensamento/sistema. O problema dos conservadores é que eles são falsos moralistas, puritanos, e isso é um reflexo dos Estados Unidos, para exemplo cito o escândalo do ex-presidente Bill Clinton com a então estagiária Mônica Lewinsky. Escândalo sexual é o fim do mundo, mas a CIA ter forjado documentos contra Saddam não. A mentira de Bill Clinton foi trágica, mas as mentiras e trapaças de Bush foram boas porque levaram a "democracia" para o Afeganistão e o Iraque.

O fato de não ter lido Marx não quer dizer que não se conheçam as ideias centrais do pensador judeu-alemão. Ninguém precisa ler toda a obra de Platão para saber o que é o mundo das ideias, e mesmo adolescentes podem entender o mito da caverna lendo Platão por terceiros, como o Maurício de Sousa que pôs seu personagem Piteco para explicar o mito através dos quadrinhos. Sobre Marx e suas teorias abundam bons livros, mesmo para leigos no assunto, livros esses desconhecidos dos adversários da esquerda. Cito alguns para desencargo de consciência:
O que é Mais-Valia? Paulo Sandroni
O que é Marxismo?José Paulo Netto
O que é Geografia? Ruy Moreira
Como este artigo ficou extenso, termino aqui a primeira parte para dar continuidade numa outra postagem.

Fonte: [1] KONDER, Leandro. Marx vida e Obra. Editora Paz e Terra, Riode Janeiro, 1981.


Nenhum comentário: