quarta-feira, 20 de maio de 2009

Futebol = alienação





Poucas coisas são tão alienantes quanto o futebol. O futebol é uma espécie de religião na qual o time é deus, e o estádio um templo. O futebol fanatiza as pessoas assim como o neo-pentecostalismo (renovação carismática católica e facções protestantes) e o fundamentalismo islâmico.

E dessa religião (futebol) pertencem pessoas de todos os credos e de credo nenhum. Desde que me conheço por gente nunca gostei de futebol, nunca, já fingi gostar para agradar as pessoas.

Acho engraçado que os ateus falem contra o fanatismo religioso mas não falam contra o fanatismo esportivo que é tão perigoso ou mais que o religioso. Por que será? O problema é o fanatismo ou Deus???

Durante as últimas semanas fui abordado com a seguinte pergunta feita por alunos da escola onde trabalho: "Professor qual é o teu time?"
Sempre respondo francamente: "Odeio futebol!". Evidente que minha resposta causa indignação dos alunos, tal afirmação soa a heresia.
Pacientemente tento lhes explicar que o jogador que hoje joga no Santos no dia seguinte estará jogando no Corinthians e vice-versa. Que o torcedor fanático alimenta esses parasitas (jogadores, empresários, presidentes de clubes, etc.) ao comprar a camisa oficial e outras quinquilharias que são vendidas a preço de ouro.

Disse ser ridículo admirar, admirar não, endeusar o tal "Ronaldo Fenômeno". E que eles (os alunos) o admiram e o respeitam não porque ele seja um intelectual, um cientista, não, respeitam-no simplesmente porque é jogador. Ele fez algo de notável? Lutou por um Brasil melhor? Ensinou a alguém algo que valha a pena ser aprendido?

E no entanto eu que sou professor não sou respeitado por um bom número dos alunos. Os professores eventuais, por exemplo, são carinhosamente chamados pelos seguintes adjetivos: "praga", "peste", "chato", "ruim" entre outros. Um futebolista não tem mérito algum e assim mesmo é louvado e idolatrado, ao passo que professores que tentam lecionar, são vistos como pessoas más, idiotas, otários, etc...

Outra coisa que me irrita é assistir as entrevistas dos jogadores. Todos sempre falam invariavelmente as mesmíssimas coisas. "Se Deus quiser a gente vai ganhar", "Fiz tantos gols graças à Deus" e outras coisas do mesmo gênero.

Numa partida de futebol vemos as coisas mais estranhas que um ser humano pode fazer e faz. Há jogadores que fazem certos rituais religiosos antes da partida para ganhar o jogo. Entre os torcedores há os que levam imagens de gesso de Nossa Senhora Aparecida, outros rezam o terço e fazem isso pensando que suas rezas vão interferir no resultado do jogo. Uma coisa verdadeiramente lastimável. Mesmo quem assiste o jogo televisionado faz coisas parecidas, crentes de que seus feitiços e mandingas darão certo.

Há ainda o aspecto mais grave do mundo futebolístico que é a violência entre as torcidas (des)organizadas. Essas brigas entre as torcidas mais parecem guerras religiosas, como as cruzadas por exemplo. Mas quem deveria dar o exemplo seriam os atletas que também são violentos.

Eu poderia explanar muito mais sobre a alienação do futebol, creio que isso seja o suficiente para que o(a) leitor(a) conheça os motivos pelo qual eu detesto esse esporte. Como não quero enfastiar o(a) amável leitor(a) paro por aqui.

Ó Tempora, ó mores! (Ó tempos, ó costumes)

3 comentários:

Ravick disse...

Hum... isso me emeteu a uma postagem da vegana ( http://reflexosenexos.blogspot.com/2009/04/futebol.html ) mais ou menos sobre o mesmo tema.

Ah, o povo precisa de futilidades p compensar o tempo vendido, rs.

Ah, mas... dizer que "odeia" assi na lata... meio brusco, eu achei :o

Ravick disse...

*remeteu X(

Fernando Rodrigues Felix disse...

Mas eu odeio mesmo, fazer o quê? Odeio o futebol não as pessoas.