quinta-feira, 28 de maio de 2009

A Inteligência dos animais

Ontem substituí o professor Domingos na escola onde trabalhamos, o professor Domingos é professor de filosofia e eu sou formado em geografia. Todavia, sempre que precisa faltar, confia-me suas aulas de filosofia.
Para os terceiros anos falei sobre a inteligência dos e nos animais. Perguntei-lhes: Os animais tem inteligência, sim ou não? Por quê?
Alguns responderam que sim, mas não souberam dar uma resposta convincente, um aluno negou que os animais tivessem inteligência, mas soube estruturar o seu argumento, inda que errado.

Então disse-lhes que até então estávamos no reino das opiniões (doxa), das especulações. Mas para sabermos se os animais tem ou não inteligência, faz-se mister não quedar-se no reino das opiniões, mas passarmos ao reino do empirismo.

Então disse-lhes que os cientistas fizeram vários experimentos com os animais, provando que os mesmos tem inteligência, uma espécie de pensamento, se me permitem dizer raciocínio. Indiquei-lhes dois vídeos do youtube que abordam a inteligência dos corvos.
O primeiro vídeo trata de um corvo que fabrica uma ferramenta, e o segundo vídeo trata de um corvo que leva noz ou coisa parecida para uma avenida na esperança de que carros passem por cima e quebrem, o corvo espera os carros pararem e vai até o lugar da noz quebrada, faz o seu rápido lanche e ao sinal auditivo e dos motores ele alça vôo.

O meu intuito foi despertar os alunos para um novo modo de ver os animais, para que os respeitem e amem os animais que em maior ou menor grau são nossos parentes. Ainda comentei que nossa espécie se julga superior por causa da influência de uns versículos do Gênesis os quais dizem que o "homem é a imagem de Deus" e que ele "deve presidir sobre todos os animais". Se o homem é imagem de Deus, segue-se que os animais não o são, e que os mesmos foram feitos para o bem do homem, concepção utilitarista muito em voga nos meios protestantes.

5 comentários:

CH disse...

Exemplo interessante. Como dizem: "O homem é o único animal racional, em sua própria opinião".

Ravick disse...

"O homem é o único animal racional, em sua própria opinião"

hehehehe, perfeito!

Parabéns, Félix! E ótimo tema para abordar em uma aula de filosofia! Prova de que Domingos sabia muito bem o que fazia! :D

Abração, man! :D

Fernando Rodrigues Felix disse...

"O homem é o único animal racional, em sua própria opinião". É verdade Carlos, o homem só é inteligente em sua própria opinião. Isso me faz lembrar uma sentença de Bertrand Russel: "O homem considera uma evolução ter saído da ameba, infelizmente não sabemos a opinião da ameba a esse respeito".


Caro Ravick:

As aulas do prof. Domingos são verdadeiras aulas de filosofia.Vomo ele sabe que eu gosto do tema, me incumbiu de falar sobre a inteligência dos animais.

Marise von disse...

Tem um prêmio no meu blog pra você. Parabéns pelo seu blog.

Abraço,

Marise.

Fernando Rodrigues Felix disse...

Muito obrigado Marise, fico extremamente agradecido.