domingo, 3 de maio de 2009

Quando a genética ajuda a história

Até pouco tempo os únicos recursos que os historiadores tinham para estudar a pré-história eram a paleoantropologia, a paleontologia (que estuda a evolução primata-homem) e a arqueologia. De uns anos para cá, a genética surgiu como uma nova ferramenta para compreendermos a vida do homem antes da escrita, isto é, a vida do homem na pré-história.

Hoje graças à genética sabe-se que todos os seres humanos do planeta são descendentes de 2000 seres humanos que viveram na África. A genética já provou que a menor variabilidade entre os 6 bilhões de seres humanos do que um bando de chimpanzé, o que não é uma boa notícia para os racistas, coitados!

Também sabemos pela genética que nossa espécie quase desapareceu há 100.000 anos por causa da seca na África, visto que nossos ancestrais eram caçadores-coletores e por isso, grande parte da população morreu de fome.

Na questão da origem dos indígenas e de como chegaram a América, a genética também resolve o problema. Uma equipe de pesquisadores coordenada por Marco Antônio Zago e Wilson Silva Júnior., da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Chegaram a sequenciar e estudar nos ameríndios o perfil das mutações e a diversidade do chamado DNA mitocondrial. E segundo seus estudos os ameríndios chegaram da Ásia pelo estreito de Bering, na época Beríngia que era um pedaço de terra que ligava a Ásia à América. Chegaram em uma única viagem há cerca de 21.000 anos.

Não é interessante como a biologia, mais particularmente a genética pode ajudar a desvendar a história? E que sem a genética talvez jamais soubéssemos disso? E também não é intrigante saber que todas as disciplinas estão interligadas, que as disciplinas são naturalmente interdiciplinares?

Pois é, caro(a) leitor(a) se você gosta de história, espero que com esse artigo você passe a gostar também de biologia e se você gosta de biologia espero que passe a gostar de história e se por ventura você gosta de ambas, só tenho que lhe parabenizar.

2 comentários:

Ravick disse...

Afinal, o que é História senão o registro feito por entes biológicos, e a Biologia senão entes que promovem História? rs

Fernando Rodrigues Felix disse...

Exatamente!