domingo, 29 de março de 2009

O Escapulário de Nossa Senhora do Carmo e São simão Estorque




A palavra escapulário vem do latim scapulae e significa espáduas/ombros. O escapulário foi inventado pelos frades carmelitas, mais propriamente por São Simão Stock ou São Simão Estorque, caso prefiram o último nome.


O escapulário faz muito sucesso entre os romanistas, porque se trata de um talismã que os livra do fogo do inferno, que os liberta do purgatório no sábado seguinte à morte e outras coisas mais. Razão pela qual Saint Claude de La Colombière, famoso Jesuíta e director espiritual de Santa Margarida Maria disse: "Nenhuma devoção foi até hoje confirmada com maior número de autênticos milagres do que o Escapulário do Carmo".


Para dar um maior ar de excelência ao seu trapo velho e fedorento, os carmelitas retrocedem séculos para contar a história do escapulário, e vão topar com o profeta Elias, por causa daquela passagem bíblica, na qual ele foi arrebatado e deixou o seu manto para seu discípulo Eliseu, que graças ao manto de Elias, ficou duas vezes mais poderoso que seu mestre. Eis aí o primeiro escapulário. Quem crê na lorota de Simão Estorque, bem pode crer que a ordem carmelita surgiu com os discípulos do profeta Elias, bem como o primeiro escapulário.
Agora contemos alguns "causos verdadeiros" sobre a eficácia do trapo santo.
Conta um sacerdote que um dia, numa pequena cidade perto de Chicago, foi chamado à cabeceira de um homem que havia muitos anos estava afastado dos Sacramentos. "O homem não queria ver-me, e decerto não quereria falar. Pedi-lhe então que olhasse para o pequeno Escapulário que eu segurava na mão. ‘Era capaz de usar isto, se eu lho pusesse? Não lhe peço mais nada’. O homem aceitou usá-lo, e em menos de uma hora queria confessar-se, ficando em paz com Deus. Isto não me causou surpresa: há mais de 700 anos que Nossa Senhora opera tais transformações por meio do Seu Escapulário."
Como pode perceber o(a) amigo(a) leitor(a) o escapulário tem o poder de quebrar o livre-arbítrio das pessoas. Um trapinho modifica a vontade de um ser inteligente e livre! Feitiçaria pura, e depois o Papão vai à África e condena a feitiçaria, é a fome criticando a vontade de comer. Dirijo-me agora aos beatos, carolas que por acaso me lêem. Sabe aqueles seus amigos que você tenta convencer, que você evangeliza e não obtêm resposta? Católicos, nunca foi tão fácil converter alguém. Comprem pencas de escapulários, pedi aos vossos padres que derramem água benta e enfiai os bentinhos nos pescoços dos rebeldes e vereis como no dia seguinte estarão a lamber as botas do papa e desfiando rosários.
Precisamente no mesmo dia em que Nossa Senhora deu o Escapulário a São Simão Stock, foi este chamado à pressa por Lord Peter de Linton: "-Venha depressa, Padre, porque o meu irmão está à morte, em desespero!" São Simão Stock partiu imediatamente para junto do moribundo. Mal chegou, lançou sobre aquele homem o seu grande Escapulário, pedindo a Nossa Mãe Santíssima que não deixasse de cumprir a Sua promessa. Imediatamente o homem se arrependeu, tendo falecido na Graça e no Amor de Deus. Nessa mesma noite o falecido apareceu a seu irmão e disse-lhe: "-Eu fui salvo pela mais poderosa das Rainhas, e o manto daquele homem foi para mim um escudo."
Não é incrível o poder desse trapinho? Ele força a pessoa a se arrepender, ele coage a pessoa a se arrepender e ir obrigatóriamente para o céu. Católicos quereis encher o céu de santos? Ide às cadeias, aos cortiços e metei escapulários nos ombros pecaminosos e vereis se ainda hão de permanecer no pecado.
Santo Afonso Maria de Ligório diz-nos: "Os hereges modernos troçam do uso do Escapulário. Desacreditam-no como coisa absurda." No entanto sabemos que muitos Papas o aprovaram e recomendaram. É digno de nota que, apenas 25 anos depois da visão do Escapulário, morria o Papa São Gregório X tendo sido sepultado com o Escapulário que usava. Quando o seu túmulo foi aberto passados 600 anos, o Escapulário foi encontrado intacto.
Os hereges modernos bem sabem a porcaria que é o trapinho sagrado, Afonsinho. E daí que os papas recomendaram? Os cientistas recomendam? O Escapulário de Gregório X foi encontrado intacto depois de 600 anos. Poxa que legal, ? E o corpo dele também foi encontrado intacto ou só foi o trapinho santo? Um corpo humano com cerca de 5.300 anos está preservado até hoje, e não consta que esse ser humano usasse o tal do escapulário nem que tivesse morrido em odor de santidade.

Dois grandes fundadores de Ordens Religiosas – Santo Afonso Maria, dos Redentoristas, e São João Bosco, dos Salesianos – tinham uma devoção muito especial a Nossa Senhora do Carmo e ambos usaram o Seu Escapulário Castanho. Quando morreram, foram ambos sepultados com as suas vestes sacerdotais e os Escapulários. Muitos anos mais tarde as sepulturas foram abertas: tanto os corpos como as sagradas vestes em que tinham sido sepultados não eram mais do que pó! PORÉM, O ESCAPULÁRIO CASTANHO QUE CADA UM USAVA ESTAVA PERFEITAMENTE INTACTO. O Escapulário de Santo Afonso Maria está exposto em Roma, no Mosteiro por ele fundado.


Quando em minha adolescência era um católico romano devoto, eu usava os sagrados trapinhos, um no peito e outro na costa, ligados por fios que os seguravam. Não os tirava por nada, nem para tomar banho nem para dormir, nem mesmo para fazer minhas necessidades. Quantas vezes, os fios se quebraram por terem apodrecido, pois o "bentinho" se molhava e depois secava, claro que pelas leis da natureza, os fios de naylom se romperiam, ou o próprio paninho apodreceria, e nunca vi nenhuma intervenção sobrenatural de quaisquer escapulários que usei ficarem intactos. Meu escapulário estragava, e lá corria eu para alguma loja católica comprar um novo escapulário para que o primeiro padre que me aparecesse benzesse o bentinho e assim eu enfiasse em meu pescoço o quanto antes e assim recuperasse a paz e a certeza da salvação.

Compreenderá melhor por que razão as ciladas do Demónio se erguem contra aqueles que divulgam o uso do Escapulário, quando ouvir a história do Venerável Francis Ypes. Um dia caiu-lhe o Escapulário que trazia. Enquanto o colocava de novo, ouviu o Demónio que lhe uivava: "Deita fora esse manto que arrebata do Inferno tantas almas!" Então, e de imediato, o Venerável Francis Ypes tratou de humilhar o Inimigo, fazendo-o reconhecer aquilo que os diabos mais receiam: o Santíssimo Nome de Jesus, o Santíssimo Nome de Maria e o Santo Escapulário do Carmo. A esta lista poderíamos, com justiça, acrescentar o Santo Rosário (ou o Terço do Rosário).

Não sei por que cargas d'água a Igreja Romana tem exorcistas, que fazem jejum, longas orações, travam lutas homéricas com os demônios, se poderiam simplesmente enfiar o escapulário pescoço abaixo do possesso e adeus demônios! Nem cruz, nem água benta, mas escapulário!!! Ah, se o padre que tentou exorcizar Emily Rose tivesse feito uso do escapulário, a história teria sido diferente.

Essas foram algumas demonstrações da eficácia dos sacratíssimos trapos ligados por linhas. Quer se salvar use-o, quer milagres, use-o, entretanto advirto que você não será salvo nem verá um milagrezinho sequer. O único milagre do escapulário é enriquecer a ordem carmelita.

Um comentário:

Eduardo de Lima Mendes disse...

Diz um famoso ditado:

"Numa dinâmica social, domina aquele que reage menos, e que produz mais reações."


Seu blog é uma confirmação dessa frase, é uma prova viva de que milhares de pessoas têm seu pensamento girando em torno da Igreja, seja para elogiar ou falar mal.


Agora, um aparte:

Se quiser realmente causar polêmica, se quer "audiência" no seu blog, vá falar mal dos corinthianos e das práticas de "devoção" deles. Faça um deboche da bandeira deles, do time deles.

Você não é homem para tal.



.

.