sexta-feira, 27 de março de 2009

Sábios e idiotas

Confúcio disse: "Nossas naturezas nos aproximam um dos outros; os hábitos nos separam mais e mais. Os únicos que não mudam são os sábios e idiotas". (Analectos XVII, 2)

Conheço muitas pessoas que nunca mudam, são sábias? Não, pelo contrário, são totalmente estúpidas. Não conheço nenhum sábio. Conheço pessoas que sempre estão mudando, revendo seus conceitos, aceitando novas ideias. Os idiotas não mudam nunca, porque se consideram sábios, seres especiais, enfim, o centro do universo. Os idiotas conhecem tudo, não precisam estudar e só aceitam verdades pré-fabricadas. Essas pessoas que nunca mudam, não lêem, não refletem, são as mesmas pessoas que há 10, 20 e 30 anos assistem o mesmo telejornal , a novela das "oito" e o Big Brother Brasil. Tem a mesma rotina, nunca mudam, e seu "modus vivendi" denuncia seu pensamento fixo e conservador.

Os idiotas pararam no tempo, são seres estagnados, cujo mundinho é praticamente o mesmo da Idade Média. Odeiam novidades e avanços tecnológicos, temem a ciência e afirmam que o homem está brincando de ser deus, mas quando precisam vão ao médico que se vale dos avanços científicos.

Como dizia aqueloutro filósofo: "Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante do que ter aquela velha, velha opinião formada sobre tudo".

Um comentário:

Ravick disse...

Ahnnn... falamos de mudar conceitos. E hábitos, se necess´rios, né?

Sou completamente contra algu´pem tentar me mudar, seja por qual razão.

Agora, conceitos e conversas aproveitáveis, são sempe bem vindos! :D