sábado, 14 de março de 2009

Soletrando ou papagueando?

O apresentador Luciano Huck em seu programa criou um quadro chamado Soletrando, quadro esse que reúne ou tenta reunir estudantes de todo o Brasil para uma disputa de soletrar, que segundo ele e um certo professor, o quadro tem como objetivo ampliar os conhecimentos da língua portuguesa. A Rede Globo está preocupada com a educação, sinais dos tempos!!!!

Mas ensinar um jovem a soletrar é a mesma coisa que fazer com que entenda o que lê? Soletrar é algo assim tão importante, ainda mais para o ensino fundamental II? (ginásio). Não seria melhor ensinar a gramática aos nossos adolescentes, concordância verbal e nominal? Tudo bem, Luciano Huck, tem boas intenções, se bem que de boas intenções o inferno está cheio. Não teremos pessoas que saibam se expressar corretamente, mas teremos novas espécies de papagaios, papagaios sem asas e penas. Teremos jovens que saberão soletrar a maior palavra da língua portuguesa que é Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, mas nada saberão de Machado de Assis e de suas obras; Teremos jovens que saberão soletrar Hipopotomonstrosesquipedaliofobia mas não saberão uma vírgula sequer sobre o Arcadismo ou o Parnasianismo. Luciano Huck e o professor que o acompanha estão pouco interessados em divulgar a nossa língua ou mesmo a educação. Pois se quisessem divulgar a língua portuguesa fariam um quadro de literatura no programa Caldeirão do Huck, assim divulgariam as obras de nossos escritores e os telespectadores se interessariam pela leitura das referidas obras. Mesmo um programa de conhecimentos gerais seria bem-vindo, pois não se aprenderia algo alienador como soletrar palavras, mas conhecimentos úteis. Soletrar palavras é fragmentar o ensino da língua portuguesa, não se deve desvincular uma palavra de uma frase, ao invés de ensinar a soletrar, eles deveriam ensinar a construir frases coerentes. De que adianta o estudante soletrar a palavra Anticonstitucionalissimamente se ele diz: "pra mim fazer?". Soletrar é para crianças da primeira série do ensino fundamental I e não para adolescentes de quinta, sexta, sétima e oitava séries.

Soletrando é apenas mais um quadro alienador do programa Caldeirão do Huck, aliás é o mais alienador de todos, porque se traveste de educação. A língua portuguesa não se resume a uma brincadeira de soletrar, porque a ortografia é coisa de somenos importância, visto que a ortografia é mera convenção, haja visto o Acordo Ortográfico entre os países de língua portuguesa. A Rede Globo quer pessoas robotizadas com um ensino mecânico e não cidadãos críticos que sabem o que pensam, que falam e escrevem. Para a Rede Globo e toda a mídia conservadora o ensino deve ser assim, mecânico, decorado, fragmentado e desligado da realidade. Com esse quadro Soletrando, a Globo e o Luciano Huck querem demonstrar que esse é o bom ensino, ensino que não contesta e que não liberta.

Aproveito a oportunidade e deixo um vídeo do Soletrando que mostra um erro do ganhador do concurso Éder, a distração do professor Sérgio Nogueira que aceitou o erro do garoto e o erro três vezes repetidos por Luciano Huck.
Será que o Luciano Huck saberia soletrar essas palavras? O vídeo mostrou que ele nem sabe pronunciar a palavra infra-hepático... Coisas da Globo.

Comprarei um papagaio e o ensinarei a soletrar as palavras mais difíceis da língua portuguesa e no ano que vem quem sabe não aceitam sua inscrição para participar do Soletrando 2o10? Aposto que ele ganha o prêmio!!!!! Currupaco!

Nenhum comentário: