sexta-feira, 3 de abril de 2009

A inutilidade das orações para pedir graças e bênçãos

Epicuro disse mui acertadamente: "É inútil pedir aos deuses, o que podemos obter por nós mesmos". Hoje vemos segmentos de igrejas neopentecostais fazendo correntes e campanhas para desempregados e "encalhados", isto é, aqueles e aquelas que não conseguiram se casar.
As pessoas podem obter um bom casamento e um bom emprego por si mesmas, sem recorrer à orações, correntes e campanhas. Mas revelar essa verdade ao populacho não seria bom, porque implicaria em perda financeira. É por isso que desejam manter seus sectários na ignorância, para que possam lucrar em cima dessas coisas. "Não conseguiu casamento, irmão? Participa da campanha que Deus proverá uma mulher virtuosa para você, conforme está escrito em Provérbios 31". E essas criaturas tolas acreditam nessa conversa mole para boi dormir e abrem suas carteiras, dão o seu dinheiro e muitas vezes continuam solteiros, outras vezes casam com mulheres que não são nada virtuosas.
Nas facções neopentecostais é muito comum correntes para conseguir emprego, nesses cultos acorrem muitas pessoas desesperadas, que desejam um emprego a qualquer custo. E uma vez mais o pastor os convence a dar o pouco dinheiro que tem: "Irmão, você precisa ter fé, como deseja um emprego se você não confia em Deus, você precisa dar uma contribuição". Mais uma vez a ovelha sem pastor cai no conto do vigário e abre a carteira, mostra que tem fé tal qual um novo Abraão, e não consegue o emprego tão almejado e quando consegue é um subemprego, não pela falta de fé, mas pela falta de estudo, falta de estudo que os líderes religiosos apóiam, porque esse é o motivo de seus ganhos financeiros.
Emprego, casamento, saúde podemos conseguir tudo isso por nós mesmos sem recorrer à Deus, santos, demônios e outras entidades.

Um comentário:

Ravick disse...

Eu costumo atribuir esse comportamento simplório à mesma causa das "pombas de skinner". Sei q vc conhece a caixa de skynner, então nem vou detaljar muito, rs. Tbm, dá de fazer experimentos nela sem qlq critério: vc dá a recomopensa às cobaias, digamos, aleatoriamente, semque ela tenha que fazer coisa alguma. Pois: As pombas (e creio q os ratos tbm o façam, pois vi uns expemientos legais de aklunas de psico daqui) na caixa de skynner, ganhando comida em intervalos aleatorios, atribuiam aquilo a comportamentos seus! Imagine: Elas "criam", por exemplo, que rodopiar era o que fazia a comida aparecer. Aí ficavam rodopiando sem parara até q o experimentador desse comida!

Não parece lembrar muito a origem dos mitos e rituais dos tempos idos, e, mais ainda, dessa onda neo-petecostal (e afins) que fazem essas 'ridicularidades' (adoro neologismos haha) achandoq eu ganharão algo, e, quando/se ganham atribuem ao dimdim dado ao pastor?

Enfim, como diziam os antigos daui (fortyemente influenciados pelos vizinhos de klingua espanhola): "Onde hay o bobo, o ladino vévi"

hehe

Abração, Félix! Está ótimo o conteúdo, parabéns! :D