quinta-feira, 19 de março de 2009

Estado laico, escola laica

Antes de mais nada precisamos definir o que é laicismo. Laicismo é a doutrina filosófica que prega a separação entre a(s) Igreja(s) e o Estado. O Estado não interfere no mundo religioso, mas a religião não pode interferir no Estado. Ela está fora de tudo quanto pertença ao Estado.

As escolas públicas pertencem ao Estado, se pertencem ao Estado segue-se que são laicas, sendo laicas não pode haver vestígio de religião alguma. Não se deve rezar nem padre-nossos, nem Ave-marias, Confiteor ou orações espontâneas.

Na escola laica temos crianças e adolescentes de todas as religiões e de religião nenhuma. Quando um responsável pela escola reza o pai-nosso por exemplo, ele está a confundir, a misturar Estado com religião. O pai-nosso é uma oração cristã e os alunos são obrigados a rezar mesmo que não sejam cristãos: judeus, mulçumanos, budistas, agnósticos e ateus. Isso fere suas consciências e suas dignidades.

O pai-nosso tem que ser rezado apenas nas Igrejas Cristãs, quem quiser rezar que vá a alguma igreja cristã. Pois lá se rezará espontaneamente o pai-nosso e não por meio da coação. Jesus, o autor do Pai-nosso jamais aceitaria que pessoas fossem obrigadas a dizer o pai-nosso por obrigação.

É vergonhoso saber que um jovem foi discriminado por ter se recusado a rezar e a tirar o boné na hora do pai-nosso numa escola pública, leiga! Hoje o pai-nosso, amanhã catecismo ou escola extra-dominical.

É por essas e outras que o cristianismo é odiado pelos ateus e por seus outros inimigos, eu sou cristão, mas sei que cada coisa tem o seu lugar e que as coisas não devem ser misturadas. Se querem dizer o pai-nosso nas escolas, então que substituam a leitura do gênesis pelos livros de Carl Sagan ou de Stephen Jay Gould.

6 comentários:

Anônimo disse...

sou da area da educação realmente, o homem tem livre arbitrio, para escolher sua religião, mas penso que para se ensinar pai nosso a uma criança é proibido ,violar, uma criança isso pode acontecer todos os dias que rídiculo essa filosofia por isso este mundo so tem jovens viciados em drogas há se eles estivessem cantando eu,eu , eu ,quero é DEUS, ACHO O QUE FALTA PRA ESSA GERAÇÃO É TER CONHECIMENTO DO CRIADOR DO UNIVERSO, TERIAMOS UMA SOCIEDADE MELHOR.

jacques disse...

eu nao sou cristã... mas concordo absolutamente!
nao sei se a expresso sera a mais apropriada para a questao mas eu acho que "cada macaco no seu galho"!

e sim o comentario que ja foi postado é deveras assustador

Professor Romildo disse...

Pois bem, cheguei ao encontro deste artigo porque procurava subsidios para um diálogo como uma professora de nossa escola. Aqui, bem na entrada da escola havia santa (sei quem), tratamos de arranjar um lugar numa estante da biblioteca pra bichinha ficar. Hoje fui chamado por esta professora pra colocar a santa uma prancha so pra ela! De jeito nenhum, deixa a binhinha ai! Entao agora vou imprimir este texto muito bem elaborado e entregar pra ela. Depois eu conto a reação pra voces!

Bruno Amorim disse...

Penso que a escola realmente e um lugar de todos, mais o grande complicativo e que vivemos numa sociedade cristã que impoe guela a baixo seus costumes e mitos e que caga e anda pra quem nao é cristão ... Dou como exemplo um dos símbolos nacional a moeda, nas notas de 1 a 100 reais esta gravado "Deus seja louvado"... pq nao Buda seja louvado ou seila pq nao Oxum Ogum... Iemanjá... por isso e difícil hoje afirma que escola é laica embora deveria ser... assim como o estado... veja também nossa constituição... também é citado nela logo no inicio uma referencia a deus...

agora fico triste com pessoas como esse senhor ou senhora anônima ... com esse discurso escroto ... Colocando a culpa dos problemas social na falta de deus... Fico triste, pois é isso que é realmente ensinando na escola... Os problemas sociais não são culpa da falta de deus mas sim culpa da exploração do homem sobre o Homem... é isso que a religião não nos deixa ver ...

Espero que tenha contribuido

Bruno

Aluno de Pedagogia

Fernando Rodrigues Felix disse...

Caro Bruno

Realmente a escola é um lugar de todos, por isso é laica. Ela não é da Igreja Católica nem das muitas facções protestantes que andam por aí fazendo proselitismo.

A escola é um ótimo ambiente para se formar rebanhos, visto que é o lugar onde se formam os jovens.

Infelizmente a maioria das religiões é sim o ópio do povo! E ela tem contribuido em guerras fratricidas e patrocinado o capitalismo que como vc mesmo afirmou é a exploração do homem pelo homem.

Agora, no tocante Deus. Deus não faz parte de religião, mesmo porque Voltaire não tinha religião mas não ateu. A questão do seísmo é mais uma questão da filosofia do que da religião.

Claro que vc contribuiu sim para o debate. Agradecemos a preferência e volte sempre.

Alê Cristina disse...

Concordo plenamente com apostagem, e digo mais, a religiosidade do professor onde é respeitada? Vejo na escola onde leciono, uma guerra fria entre as diversas designações religiosas, cada um tentando impor a sua. Uma enorme falsidade em nome do respeito a religiosidade de cada um, mas por trás preconceito em cima de preconceito, camuflados em diversos argumentos. É realmente inconcebível o que se faz com a caea dessas crianças em nome da religião.