quarta-feira, 22 de abril de 2009

A mídia ensina o povo a falar errado.

No último sábado assisti a entrevista da Lília Cabral no Jornal Hoje, ela é uma mulher bonita, que se expressa bem, atriz, formada em artes cênicas. Tudo ia muito bem, mas no final da entrevista a repórter agradece a atriz, e esta retribui com um: "Obrigada você". Quando se diz obrigado(a) quer se dar o significado de: "Eu sou obrigado(a) a retribuir o favor que você me fez". Claro que ninguém vai dizer isso, a palavra obrigado(a) resume tudo isso. Quantas vezes agradecemos com um obrigado e o nosso receptor diz como a Lília Cabral: Obrigado(a) você. Ou seja você agradece e outro diz: "Sim, isso mesmo você é obrigado(a)". É claro que as pessoas não fazem isso por mal, tampouco o fazem conscientemente. Isso é fruto da ignorância, isto é, da falta do conhecimento da língua pátria. Quando se quer retribuir um obrigado(a), o correto é dizer: Obrigado(a) eu. Desse modo se dará o entendimento correto do agradecimento, isto é, eu é que sou obrigado(a) a retribuir o favor.

Outra pérola que costumamos ver na televisão ou nos cinemas é o famoso "baseado em fatos reais". Gente, por favor todos os fatos são reais, não existem fatos irreais, ou fatos imaginados. "Fatos reais" é uma tautologia. E dessa vez não é culpa das pessoas porque a própria TV e o cinema propagam os "fatos reais", então comumente ouvimos numa conversa e outra o famigerado "fatos reais". Caro(a) leitor(a) quando falarmos de filmes baseados numa história verídica, digamos sem pejo: baseado em fatos! É quanto basta. Até à próxima.

2 comentários:

Cauê Madeira disse...

Haha verdade.
Mas me pergunto: será que o "obrigado você" não se origina de um "obrigado a você"?

Dessa maneira acho que sairia certo, né?

Agora, "baseado em fatos reais" é feio mesmo.

Fernando Rodrigues Felix disse...

Não. As pessoas imaginam que sim, mas não há coerência nisso. Tanto é que há muitas formas de agradecer, entre elas temos: Eu lhe agradeço, fico agradecido, lhe sou grato. Ninguém diz você me é agradecido, ou você me é grato, mas as pessoas dizem: Obrigado você!

Triste, mas é a realidade.