segunda-feira, 13 de abril de 2009

Qual é o seu signo?

Se tem uma coisa que me deixa p da vida é quando alguém me pergunta: "Qual é o seu signo?".
Quando alguém faz esse tipo de pergunta sugere, ainda que inconscientemente que nem ela nem o interpelado tem vontade, livre-arbítrio, que são como máquinas programadas pelos astros a se comportar de tal ou qual maneira. Acreditar na astrologia traz implicitamente consigo o crer no fatalismo. "Estava escrito nas estrelas". Como alguém pode acreditar que é regido por tal ou qual astro, como se comportamentos fossem fabricados pelos astros? E no entanto é comum se ouvir por aí a pergunta: Qual é o seu signo?

Acreditar na astrologia implica necessariamente descrer do livre-arbítrio, e isso traz graves consequências se levarmos esse raciocínio até o fim. Se um elemento comete um homicídio ele deixa de ser o responsável pelo crime e passa a ser uma vítima do cruel destino que o forçou a fazer tal. Ele, é então inocente e não pode ser condenado porque ele é de tal signo que está sob as influências de tal e tal planeta. Adeus, direito! Mas a maioria das pessoas é incoerente e não leva até o fim seus raciocínios ilógicos. Pois quando Lindemberg matou a jovem Eloá, o povo quis linchá-lo, ninguém se preocupou em saber de que signo ele era. Pois se é assassino, se o seu comportamento é assim é devido ao seu signo com ascendente em Marte.

Os astros que as pessoas pensam dirigir suas vidas não pensam, sequer tem consciência de suas próprias existências e mesmo assim as pessoas crêem piamente que os astros governam suas vidas. Como é que algo que não tem inteligência e vontade pode dirigir aos homens que tem inteligência e vontade?

Seria menos grave se os que crêem nesses engodos fossem pessoas de pouca instrução, mas o que tenho visto é que pessoas com formação superior acreditam nessas tolices. Pois na escola onde trabalho, uma professora perguntava a outra de que signo era e logo em seguida diagnosticava o comportamento: "Ah, todo taurino é assim!". O que essas pessoas que ensinam crianças e adolescentes fizeram quatro anos na faculdade? O que leram? Sinceramente nem parece que tem curso superior. Se não as conhecesse eu diria tratar-se de conversas de serventes. Mas para meu maior desgosto eram professoras.

5 comentários:

Mari disse...

Mas acreditar em Deus e não acreditar em Signos é um pouco contraditório, tudo parte do fantasioso e imaginável...

Fernando Rodrigues Felix disse...

Acreditar em Deus e não acreditar em horóscopo Vegana pode lhe parecer contraditório. Mas a forma como creio em Deus em nada prejudica o livre-arbítrio como faz o horóscopo.

Acredito em Deus, mas não sou fanático, e esse acreditar está ligada à práxis, isto é, prática. Tentar ver Deus em suas criaturas tal como Francisco de Assis. Creio em Deus sim, mas não creio em milagres, a não ser os de Cristo, fora isso. Creio nas leis do Universo.

Sou evolucionoista e dou minha adesão total à ciência. Deus a meu ver não é um velho barbado no céu que intervém no mundo quebrando suas leis.

Cauê disse...

Acho que você exagerou um pouco. Concordo com sua opinião sobre essa visão generalizadora que a astrologia acarreta. Não acho que um signo e a posição dos astros possam ditar nossa personalidade.

Mas me desculpe, você está errado. Não é assim, dessa forma que você diz, que os astrólogos pregam. A astrologia acredita sim no livre-arbítrio. O que os astros influenciam são elementos subjetivos, formas de se aproveitar a energia que está em movimento no momento. Por conta disso nunca ninguém será culpado por um assassinato "porque os astros quiseram assim".

Segundo a astrologia, nós somos sim influenciados por diversos fatores ditados pelos astros, mas somos nós que decidimos como agir e reagir em relação a eles. Um criminoso é um criminoso por conta de seu livre-arbítrio, não por conta dos astros.

Acreditar em Deus e não acreditar em signos não é nada contraditório, justamente porquê todas as religiões cristãs sempre recusaram a veracidade da astrologia.

Eu me interesso por astrologia. Não acredito nela. Na verdade, há alguns elementos coerentes, sim, mas isso não faz parte de meu argumento, em que eu discordo da influência dos astros como é vendida pelos astrólogos.

Mas há sim, uma coerência nisso. E uma coerência ainda maior (a meu ver, não estou invalidando a crença de ninguém) nisso do que em um Deus onipotente, onipresente e na existência de milagres, sejam eles de Cristo ou de qualquer outra pessoa.

Enfim, tudo isso aqui foi para comentar que achei o post um pouco preconceituoso, visto que você claramente nunca leu ou se interessou por astrologia, apenas julgou os comentários de algumas pessoas sobre os signos.

E mesmo essas pessoas podem ser ignorantes. Há uma grande diferença entre a astrologia real e a astrologia de revista. E, embora eu possa citar alguns padrões de comportamento para cada signo (veja bem, eu disse "padrão de comportamento" e não "taurinos são sempre assim"), não os utilizo como verdade absoluta. Mesmo porque não é uma verdade absoluta. Mas como eu disse, existe sim uma coerência.

Os astrologia não existe para rotular, mas sim para estudar padrões de comportamente e existência. E sim, eles existem. Não é algo tão exato como as revistas tentam vender, mas eles existem sim. Só que não são apenas ditadas pelos astros. São também ditadas pela época em que entramos na escola (que depende da época em que nascemos no ano e da idade que temos) e a forma com que interagimos com os outros de acordo com nossa experiência.

Quer dizer, existem outras "diretrizes" além dos astros (e que na verdade é bem mais racional).

Enfim, acho que já me alonguei muito. Mas quero dizer que gosto muito dos textos deste blog, acho que há muitas discussões e opiniões pertinentes e embasadas (mesmo as que eu não concordo, embora respeite).

Mas nesse post específico eu não pude concordar.

abs.

Fernando Rodrigues Felix disse...

Caro Cauê, fico feliz em saber que aprecia os textos deste blog. Que os acompanha e que mesmo não concordando respeita a opinião divergente.
Cauê, no mundo acadêmico a astrologia não é considrada como ciência, mas co o mera superstição. A ciência dos astros chama-se astronomia, é a única reconhecida. No mundo científico a astrologia tem tanto valor quanto qualquer fé.
Forte abraço e obrigado por seu comentário e sinceridade.

Ravick disse...

Sem querer faltar ao respeito para com aqueles que dão crédito à astrologia, e tendo em mente que Skinner não é o mais honesto dos pensadores, devo admitir que ver alguém conceber tendêndias a alguém com base em seu signo me faz lembrar as "pombas supersticiosas de Skinner". :)




_________
Sobre as pombas: http://www.ceticismoaberto.com/ciencia/dawkins_skinner.htm
-------------

Ei, Félix, vejo que adorou a minha representação 'artirística' de vc, haha