quinta-feira, 23 de abril de 2009

Carta Aberta ao meu amigo Thiago Eduardo

Querido Thiago:

Paz e Bem!

Você me pediu para que eu falasse acerca do papa João Paulo II e deixou registado aqui, para que você não fique sem resposta farei o possível, não para que concorde comigo, mas para que conheça minhas razões e saber o porquê de minha ojeriza ao nome desse papa.
Primeiramente quero dizer que sou cristão, mas não sou romanista, já fui. E se saí da Igreja Papista foi por culpa mesmo desse tal João Paulo II. João Paulo II foi o cúmulo da hipocrisia e da contradição.

João Paulo II lutou para derrubar o comunismo e se aliou ao então presidente dos EUA Ronald Reagan. Esse cidadão se uniu ao Estado capitalista por excelência. Não sou comunista no sentido marxista, embora admire muito à Marx e Engels. O infeliz papa ignorava ou fingia ignorar que o comunismo foi fruto do capitalismo selvagem. Foi fruto da exploração econômica pelos liberais, foi a reação da exploração do homem pelo homem. Claro que o regime Stalinista não foi bom, pelo menos até onde conheço, pois que a mídia ocidental vendida sempre pinta o diabo mais feio do que ele é geralmente.

Se o papa quisesse ser coerente e posar de cristão, deveria condenar primeiramente os EUA e os países capitalistas pela exploração dos países pobres, feito isso poderia erguer sua voz contra o comunismo.

O papa hipócrita criticou os horrores do comunismo mas não criticou os horrores praticados pelo liberalismo econômico em nome da Liberdade e da Democracia. Era um homem de dois pesos e duas medidas.

Por que não criticou os EUA quando esse país atacou o miserável Afeganistão? Por que não criticou a guerra no Iraque que ceifou a vida de tantos inocentes? Para essas coisas fez vistas grossas é como se nada tivesse acontecendo. Que homem hipócrita, era esse João Paulo II!!!

Esses, meu caro, são os motivos políticos, há os motivos religiosos tão escandalosos quanto os políticos.

Em 1988 o "santo homem" excomungou o bispo Marcel Lefébvre e os bispos por ele sagrados em Ecône. Sabe, eu gosto do ritual romanista, conhecido como Missa de São Pio V, repleto de simbologia e beleza. O referido bispo só tentou conservar o patrimônio de sua igreja e por isso foi excomungado e maltratado. Durante algum tempo fui tradicionalista, até o dia que os padres de Campos se humilharam e deram o beijo de Judas na Fraternidade Sacerdotal de S. Pio X, pedindo perdão ao papa.

João Paulo II por meio do então Prefeito Para a Sagrada Congregação da Doutrina e da Fé, o Cardeal Ratzinger, ordenou que o ex-frade Leonardo Boff se calasse por causa de sua obra Igreja, Carisma e Poder. Silenciar Boff foi uma das piores coisas que o falecido papa fez, pois ele era um dos melhores homens da igreja. Mas ele foi silenciado porque ameaçava o status quo da igreja romanista.

Ele que era tão tolerante com as outras religiões, que pregava a tolerância, não tolerou seus filhos. Beijou o Corão mas não aceitou as críticas de Boff; Tolerou outras religiões e outras fés, mas não tolerou Marcel Lefébvre, recebeu o tilak de uma sacerdotisa hindu, mas recusou a receber as críticas dos tradicionalistas.

O que mais me deixou espantado não foi ter beijado o Corão ou ter recido o tilak, mas o fato de ter apoiado e recebido em audiência o "padre" Marcelo Rossi, um homem alienado e alienante, ele tolerou o Marcelinho porque este lhe deu retorno financeiro e fiéis cuja obediência era cega, Marcel Lefébvre lhe deu ovelhas críticas e Boff apoiava e apóia os pobres.

Então meu caro estas são minhas razões, carregadas de subjetividade mas também de razões. Apenas, respondi ao que você pediu. Não escrevi para agradar, mas para deixar minhas impressões sobre o papa de infeliz memória.

Sem mais, deixo à você meu fraternal abraço.

2 comentários:

Cauê Madeira disse...

Olá, sou eu de novo.
Desculpe, este comentário não tem nada a ver com este post.

Enfim, queria passar um texto sobre astrologia do Marcelo Del Debbio. Não estou usando ele pra comprovar ou argumentar nada, mas é interessante ver a opinião de quem estuda bastante esse tipo de coisa.

http://www.deldebbio.com.br/index.php/2009/03/13/analisando-um-mapa-astral/

Ravick disse...

" ele tolerou o Marcelinho porque este lhe deu retorno financeiro e fiéis cuja obediência era cega,"

Sem contar que, em um país sendo tomada por uma onda evangélica, qlq coisa que ataria gente para o catolicismo é "bemovinda". rs

Não sabia que o Pap tinha combatido o comunismo. Em todo caso, e tocando na questão da ideía "diabólica" q se tem do gverno de Stalin e afins, lembremos que nunca ouve na Terra um Estado comunista, mas apenas socialista. Mesmo Cuba é só socialista. O Socialismo, com um Estado repressor, não deve ser algo muito bom mesmo (ol q não siugnifia qu eo comunismo não o possa ser).