quarta-feira, 22 de abril de 2009

A descoberta do Brasil

No dia 22 de abril de 1500 Pedro Álvares Cabral descobria o Brasil. Descobria mesmo? Hoje já não se acredita que a descoberta foi por um feliz acaso. Realmente não sei que mérito tem esse senhor, cujo nome é Pedro Álvares Cabral.

O que temos para celebrar neste dia? A descoberta do Brasil pelos portugueses foi algo bom? Foi para eles, foi um senhor negócio. Claro, poderia ter sido pior, o Brasil poderia ter sido colonizado pelos holandeses, e nesse caso o Brasil seria um gigantesco Suriname, ou uma segunda África do Sul, situada na América com seu apartheid. O Brasil é um país ruim? É, mais em vista de outros, aqui é um paraíso, imagine o(a) querido(a) leitor(a) se fôssemos colonizados pelos franceses, esse país seria um enorme Haiti.

Talvez a data de hoje passe batida, duvido muito que a maioria dos professores saibam que dia é hoje. Mas a "descoberta do Brasil" como era ensinada na época dos militares já não me atrai. Sabemos que essa farsa do descobrimento foi uma desgraça para nossos indígenas que foram escravizados, torturados, espoliados e mortos pelo homem branco "cristão e civilizado".

E que desde a chegada dos portugueses nossas matas estão desaparecendo pouco a pouco. Desde então estão descobrindo a mata atlântica, descobrindo a floresta amazônica literalmente. O Brasil precisa ser redescoberto, com isso quero dizer, que a história precisa ser recontada e mostrar que nossos "heróis" via de regra eram vilões. E que os mocinhos da história foram tratados como marginais.

A história oficial sempre glorificou os homens brancos, por causa da história oficial criou-se o mito de que o indígena era (esse mito persiste ainda hoje) vagabundo, que não gostava de trabalhar. Que o índio não tem direito à terra porque era nômade e/ou semi-nômade. Que a Igreja só lhes fez bem em catequizar, etc...

Também os negros sofreram horrores sendo tirados de sua terra natal para serem escravizados em terras estrangeiras. Eram tratados como objetos, e os negros que se revoltavam, quantas vezes a história os mostrou como marginais como o Zumbi de Palmares?

O Brasil foi descoberto há 509 anos, falta agora descobrimos a nossa verdadeira história. Quem sabe quando isso ocorrer poderemos comemorar uma data verdadeiramente significativa... Esperemos.

2 comentários:

Ravick disse...

"portugueses nossas matas estão desaparecendo pouco a pouco. Desde então estão descobrindo a mata atlântica, descobrindo a floresta amazônica literalmente."

Perfeiro.

Quem ganha, ganha tbm o direito de contar a história, né?



Sinceramente, acho um absurdo "catequizar" indígenas. Se hj me deparasse com esses mosntros que ainda vãoa amata fazer isso, daria uma boa surra no "mardito". E falo literalmente >:@

Ravick disse...

AhhhH! quantos erros de digit! Achoque fiquei meio alterado ! =D