quinta-feira, 9 de abril de 2009

Religião e Política


Mahatma Ghandi disse mui sabiamente: "... não entendem nada de religião aqueles que afirmam que ela nada tem a ver com a política".
Os conservadores como Olavo de Carvalho e seus sectários, assim como a TFP e associções do mesmo jaez afirmam descaradamente que a religião nada tem a ver com a política, que a única função da religião é a salvação das almas, ou que os pobres são pobres porque pecaram eles ou seus pais, ou ainda que isso tudo é vontade de Deus e que por isso mesmo não devemos querer compreender os seus desígnios.
É óbvio que eles fazem isso para manipular as massas e manterem seu status quo e assim manterem seus privilégios em cima dum cristianismo falso. A religião nesses moldes é alienante porque tolhe a liberdade do indivíduo, e este tem tanto medo de pensar por si, que deixa que outros pensem por ele, mas esse medo em grande parte deriva do medo de ser castigado com os castigos sem fim do inferno, destinado aos rebeldes. Quando Marx disse que "a religião é ópio do povo" quis afirmar que a religião os deixava aliviados e sem vontade de lutar por um mundo mais justo e fraterno, uma vez que se suportassem sua cruz dignamente teriam uma felicidade eterna no céu.
Infelizmente o cristianismo tem se aburguesado desde o surgimento do protestantismo, e hoje a fé não precisa ser acompanhada das obras, um grande triunfo de Lutero. Nos primeiros séculos do cristianismo a salvação se dava pela fé e pelas boas obras. Os cristãos viam nos pobres o próprio Cristo, necessitado e indefeso. Hoje a salvação se dá por práticas religiosas como rezar pencas de terços, comungar pelas primeiras sextas-feiras durante nove meses e coisas ainda mais bizarras. Do protestantismo nem vou falar uma vez que é individualista.
A religião deve sim ser ligado à transformação do mundo, e ninguém foi mais político do que Jesus de Nazaré. Ele foi o primeiro e o maior socialista que apareceu no mundo. Esse cristianismo que nos é apresentado nada tem a ver com o cristianismo ensinado por Jesus Cristo. Quem vê esse cristianismo egoísta pensa que o cristianismo surgiu ou na Alemanha com Lutero ou na Suiça com Calvino.
Termino este meu texto com a citação de outro sábio, Clemente de Alexandria: "Viste teu semelhante, viste a Deus".

3 comentários:

Mari disse...

bem... sou agnóstica mas.. enfim, continuo visitando. hehehe

Fernando Rodrigues Felix disse...

Vegana muito obrigado por suas visitações ao Diário de Um bobo da Corte. Sinta-se à vontade.Posso lhe dizer que sou um cristão atípico e os colaboradores deste blog também o são, aliás um dos colaboradores e apreciadores também é agnóstico.

Caso queira deixar uma sugestões para melhorar este blog, serão aceitas e uma vez mais muito obrigado.

Ravick disse...

"aliás um dos colaboradores e apreciadores também é agnóstico."

Yo o/ haha

Oi, Vegana, oi Félix :D

Pessoalmente, creio que unir religião e política vem das compreensões primiticvas, incapazes de separar cada esfera da vida humana uma da outra (q ainda persistem, mas quem sou eu p julgar qlq outra cultura que não aquela em que vivo?)