segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Quando Cronos devora seus filhos




Ultimamente estou com falta de tempo e por isso não tenho postado nada nesses últimos dias. Fechar notas, corrigir trabalhos, lecionar, higienizar meus livros, participar de congressos, eleições sindicais, não é fácil, sinto que o meu tempo encurtou.

Não foi à toa que Cronos foi associado ao tempo, uma vez tal e qual um novo Cronos, o tempo devora insensivelmente os seus filhos. E nós somos mais infelizes do que os filhos do primeiro Cronos, porque não temos um Zeus para que esse último cronos, nos devolva o tempo perdido, a saúde perdida enfim a vida dos que já morreram.

Assim é que nosso pai o tempo (Cronos) devora nossa infância, nossa adolescência, nossa maturidade e nossa saúde. Ele não nos devora de uma vez só, mas de forma homeopática, isto é, aos poucos.

Do nome desse deus surgiram os nomes cronologia e o cronômetro, o primeiro se refere ao estudo das datas e a ordem dos acontecimentos; o último se refere ao relógio que marca os segundos, centésimos e milésimos. O cronômetro mostra-nos como o tempo é implacável e como nos "rouba" o tempo todo.

Como os amigos já sabem Cronos é o nome grego para Saturno (deus romano). E por falar em Saturno, até o dia nesse planeta é curto, dura apenas 10 horas, 39 minutos e 24 segundos terrestres. Certamente que se vivêssemos em Saturno o dia seria ainda mais corrido e a falta de tempo seria ainda maior. Por outro lado quem é que não gostaria de viver 70 anos de Saturno aqui na Terra? Um ano em Saturno tem a duração de 29,46 anos terrestres.

Gostaria de falar mais sobre o tempo, mas falta-me tempo. Ainda hei de falar mais sobre o tempo, mas para falar do tempo é preciso ter tempo. Até a próxima.

Nenhum comentário: