quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Batata-quente - 1ª Campanha do Sindicato


Vou pagar o honroso convite de meu amigo Fernando (Felix) para este blog passando a batata-quente do sindicato. E como este é mais um blog escrito que qualquer outra coisa, irei fazer um breve texto, ou se preferirem o neologismo ruim e cacofônico, um textículo.


A batata


A batata tem história, como tubérculo é originária dos Andes peruanos e bolivianos. 


Como agente da história humana foi reserva dos Irlandeses contra o massacre inglês. Enquanto as tropas inglesas incendiavam trigais e matavam porcos, a  batata resistia abaixo do solo alimentando os revolucionários. 


Os nutricionistas dizem que em um caso de urgência qualquer a batata e um pouco de leite poderia suprir todas as necessidades de nosso organismo. 


Na arte, dizem que Van Gogh cortou a orelha por causa de uma batata mal feita por sua cozinheira.... Ok, não vou exagerar! Na verdade, ele retratou o cultivo da batata numa de suas obras mais famosas, na qual dois camponeses colhem a batata na plantação.


Na língua portuguesa, a batata tem como seu profeta e messias Nelson Rodrigues que imortalizou a expressão. Para este dizer "é batata" pode significar que algo é lógico, sem dúvida alguma, certo de acontecer, então dava fumos a batata de que uma traição de longa data era certa, que um palpite no jogo de bicho é acertado, ou mesmo a parte de arremate dramático de um aforismo dito em um botequim dos mais ralé.


"A batata está assando" significa jura de que o mal será feito, que as coisas não terminaram bem, é só questão de tempo.


"Vai plantar batata" é uma interjeição para que o outro abandone o que faz e se afaste se não quiser ver sua batata assar.


"Passar a batata-quente" é livrar-se um problema, de uma dificuldade, ou situação embaraçosa, um desafio.


Como podemos ver é ilustre a figura que está passando entre os associados...
Assim termino minhas linhas. 
Espero que a contento.



Um comentário:

Fernando Rodrigues Felix disse...

Como sempre, caro Chris você escreve com elegância e com um humor fino. Obrigado por ter postado o texto da batataemuito obrigado por sua valiosa contribuição aqui. Olha eu nunca tinha parado para pensar nas expressões da batata. Mas é tão óbvio que é batata!