segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Não converse enquanto come. Isso só vale para répteis!





Não é uma felicidade para você não ficar surdo nas horas das refeições? Certamente que é. Você ouve enquanto mastiga devido a evolução que os ouvidos dos mamíferos sofreram. Paleontólogos encontraram na China fóssil de animal que ajuda a explicar a evolução dos ouvidos, o animal extinto foi batizado de Maotherium Asiaticus, ele viveu onde hoje é o noroeste da atual China. O animal era muito parecido com esquilos e o que chama a atenção nele, são os ouvidos que tem certa semelhança com os ouvidos dos mamíferos atuais. Na verdade, seus ouvidos são uma forma intermediária entre os ouvidos dos répteis e os ouvidos dos mamíferos. Seus ouvidos são meio répteis e meio mamíferos.


Os ouvidos dos mamíferos são os mais desenvolvidos dentre todas as espécies. Se não houvesse essa evolução dos ouvidos dos mamíferos, certamente ao comermos ficaríamos momentaneamente surdos. Nos répteis os ossos dos ouvidos estão ligados à mandíbula, enquanto nos mamíferos os miniossos (bigorna, martelo e estribo) estão separados.


A evolução dos ouvidos foi essencial para que os mamíferos pudessem sobreviver naquele mundo e também no mundo atual. Segundo estudiosos, os mamíferos que conviviam com os dinossauros saíam à noite para caçar, e para isso a evolução dos ouvidos foi fundamental para captar sons de insetos e de perigos iminentes.


Não existe nada mais fantástico do que a evolução. Não precisamos de explicações mirabolantes para entender o mundo físico. Quanto ao mundo sobrenatural nada posso falar porque nunca estive lá, penso que exista, mas sei que isso é mera especulação, metafísica, mas concedo-me o direito de especular.


Nenhum comentário: