segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pobres só não vencem na vida porque são vagabundos!

Você pode assistir a versão do portal G1:



ou a do youtube:



O Globo Repórter da última sexta-feira, falou de pessoas que venceram na vida. Contou e mostrou histórias muito bonitas. E qual a finalidade disso? Seria mostrar ao telespectador que ele, mesmo sendo pobre pode vencer na vida? Que a maioria das pessoas só não vence porque não tem força de vontade, garra, enfim espírito empreendedor? A Globo quis ajudar seus telespectadores, ao mostrar o menino catador de papelão que se tornou engenheiro?

Não é o que me parece. Essa história a meu ver tem o propósito de humilhar aqueles que não conseguiram galgar bons postos na sociedade. Esse programa soou aos meus ouvidos assim: "Veja você pode vencer mesmo que seja catador de papelão, carrinheiro, etc... Se não vence é porque é vagabundo, e sendo assim merece viver na merda no lixo".

A rede Globo mostra soluções mágicas para seus telespectadores. A Globo quer vender a ideia de que qualquer miserável pode superar sua condição e vencer na vida, que as pessoas não precisam do governo, precisam sim é confiar em si mesmas e "correr atrás do prejuízo". A Globo deseja inculcar em sua clientela que não importa suas condições socioeconômicas, o que de fato importa é ter o espírito empreendedor. Tudo isso é muito bonito, mas é conversa mole para boi dormir, e a Globo sabe disso.

Sem querer querendo, a Globo prega o darwinismo social mostrando que essas pessoas que nasceram em condições adversas conseguiram superar os obstáculos da vida, e os que não conseguiram é porque são preguiçosos (isso disse nas entrelinhas, para bom entendedor meia palavra basta) e por isso merecem estar onde estão. Só os mais fortes vencem.

Outra ideologia pregada no programa da rede Globo é o mito do individualismo, que as pessoas vencem por si sós. Na verdade esta é uma tática contra movimentos socialistas, para que os trabalhadores fiquem desunidos, pensando que podem vencer por si sós, e subir de classe, deixando de ser proletário para fazer parte da burguesia.

Com isso não quero dizer que as histórias mostradas no programa Globo Repórter não sejam verdadeiras, não duvido de sua vericidade. Duvido das intenções da Rede Globo ao veicular essas histórias. Casos como o do ex-catador de papelão são casos isolados que não refletem a realidade da sociedade. Também não sei até que ponto o engenheiro que teve vida dura foi ajudado. O que sei, é que ninguém vai vencer na vida tendo por ideologias: o empreendedorismo e o individualismo.
Mantendo as massas presas a essas ideologias nefastas, elas nunca poderão fazer uma revolução socialista. Até, porque para as massas socialismo soa como sinônimo de vadiagem. A Globo não oferece uma solução real, mas uma fórmula mágica que não funciona no mundo real, mas é perfeita para alienar os incautos.

Nenhum comentário: