quinta-feira, 12 de novembro de 2015

São Vicente: domínios de BILILIXO

Resido em S Vicente desde que nasci há cerca de quarenta anos.

Minha mãe foi uma das primeiras moradoras do Bairro do Catiapoã, adquirindo propriedade em 1944, ao próprio Vicente Gil. Meu falecido pai foi um dos fundadores e diretores da S M do bairro do Catiapoã, tendo aqui chegado em 1947.

Por esse tempo apenas as partes dianteira e média deste bairro (até o Bar do papagaio - R João Maria Horta) haviam sido ocupadas e ainda assim esparsamente de modo que Chico Sopa, Vicente Gil e alguns outros ainda mantinham seus sítios e 'casarões', haviam veredas, capões, cômoros, lagoas, rios, riachos, etc Os principais lotes estavam voltados para as grande artérias: O caminho do Catiapoã, hoje Av Pérsio de Queiroz, onde meus pais tinham seus respectivos imóveis e Tnte Durval do Amaral.

Quando nasci, na primeira parte da década de setenta, a situação era bem outra, pois havia já água, luz, telefone, etc metade do bairro estava já pavimentado e sua totalidade loteado. As partes inferior e as laterais - junto aos canais - haviam sido ocupadas irregularmente pelos assim chamados 'favelados'... e nada havia de natural no lugar. Tudo estava já completamente urbanizado, apenas os lotes mais antigos e maiores, como os dos meus pais possuiam grandes quintais com jardim, horta e pomar, o que hoje constituí um luxo.

Quando eu era rapazinho ainda menor de idade, havia grande insatisfação a respeito da administração municipal, ocupada pelo sr Sebastião Ribeiro da Silva, isto após as administrações progressistas e operosas de Bierrembach, Koyu e Reis. A administração Ribeiro da Silva foi catastrófica e recordo-me de que os bairros, como Jockey, parque S Vicente, Catiapoã, V Melo, etc estavam completamente abandonados.

Tenho consciência disto porque meu falecido pai, já aposentado costumava 'rondar' a cidade quase que diariamente e sua 'magrela' e eu com ele. Também liamos os jornais 'A cidade de Santos' e 'A tribuna' diariamente, topando com reportagens quase que diárias abordando a triste situação da cidades, a insatisfação dos populares, as denúncias e escândalos quase que diários...

Sucedeu-lhe ao que me lembro, o filho da portuguesa da padaria (o açougue de meus falecidos tios era quase ao lado) 'O reizinho' (ex prefeito Reis) o qual de fato encontrou a prefeitura municipal completamente falida ou seja sem fundos. O Erário era insuficiente pelo que engenheiro Reis pouco pode fazer, havia pego um autêntico abacaxi e tanto desgastou-se que pouco depois de ter deixado seu cargo veio a óbito.

Entrementes o abacaxi havia passado a meu amigo L C Luca Pedro, o Luca; cuja esposa era irmã do Pe Carlos Arthur. Como pertencia ao PT grandes esperanças havia sido depositadas nele, tendo em vista o desempenho de Telma de Sousa, então prefeita da cidade de Santos. Aqui no entanto eram bem outras as condições, encontrando-se o erário vazio. Além disto nossos oligarquias tradicionais nutriam verdadeiro ódio ao PT (muito semelhante ao que testemunhamos hoje em diversas partes do Brasil!) e este ódio suscitou uma série de maquinações, intrigas, tramoias; em suma num verdadeiro boicote dirigido com finalidades politicas pela oposição; isto com o objetivo premeditado de fazer sangrar o PT e desmoralizar a administração Luca, o que de fato foi feito. Graças a certos conciliábulos secretamente urdidos, pactos, negociatas, formou-se uma frente ampla contra aquele prefeito e um de seus membros foi o então vereador Márcio França, pouco depois lançado como candidato a prefeito face a uma administração trabalhista completamente desgastada.

Havia ademais a necessidade de opôr a administração petista ora problemática de Santos (gestão Davi Capistrano ) uma gestão dinâmica em S Vicente a ponto de influenciar as próximas eleições em Santos e deslocar o PT daquela cidade. Márcio França foi eleito e tornou-se este homem destinado a mostrar brilho em S Vicente e obscurecer a administração petista da cidade vizinha. Este foi o segredo do seu sucesso... precisava fazer sucesso! Sendo assim contou com o apoio das oligarquias tradicionais, de todas as oposições, de todos os setores hegemônicos, dos burgueses, dos clubes e conciliábulos... após oito anos as finanças estavam mais ou menos recuperadas.

Os comerciantes interessados em obter máximo apoio abriram suas bolsas, o governo de S Paulo (PSDB) o principal interessado em remover o PT da administração santista, também abriu suas arcas... e Márcio brilhou como deveria, a ponto de influenciar as eleições em Santos e acabar duma vez com o PT. E como estivesse bem articulado com os setores dominantes desta cidade e mais ou menos a serviço do governo estadual, pode governar com relativo sucesso por duas vezes deslumbrando parte da população pelo simples fato de que a cidade encontrava-se limpa, as escolas bem administradas, a saúde estabilizada, a econômica próspera, etc

Em comparação com as três administrações anteriores a situação fora indubitavelmente melhor.

Daí seu sucessor ter sido igualmente reeleito. Assim o PSB manteve-se a testa deste município por cerca de dezesseis anos, de 1997 a a 2012. Apenas nos dois últimos anos da administração Tércio Garcia deu esta administração algumas amostras de desgastes. Nada no entanto fazia lembrar os Caos anterior a 1997.

Em 2012 graças a uma 'reviravolta' foi eleito, contra todas as expectativas, o sr Bililixo.

Não votei nele, pelo simples fato de estar relacionado com a assim chamada política confessional ou religiosa e também por pertencer ao PP.

Também não votei no sr Caio França por questão de ordem ideológica. Ademais jamais me associei a grupos ou facções.

Votei em branco, mas não com orgulho.

Esperava que os França obtivessem vitória fácil

Por isso as vezes sinto remorso.

Talvez ao menos desta vez devesse ter apoiado os França, afinal nada é pior, COMO ESTAMOS VENDO, do que a tirania religiosa.

BILILIXO  é prova manifesta de que os religiosos fanáticos ignoram supinamente que seja o bem comum.

No entanto em ninguém votei. Muitos também não votaram.

BILILIXO foi esperto, granjeou o apoio de todos os lideres fundamentalistas desta cidade e a adesão de todas as suas ovelhas. Graças ao curral da fé ou cabresto religioso conseguiu em questão de semanas humilhar o poder da família França.

Não simpatizo com os França. Não sou alinhado, mas independente.

No entanto não comemorei, não vibrei, não me senti feliz... pelo contrário, fiquei bastante preocupado e temi...

Pouco tempo depois aqueles que riram dos França tiveram de engolir seus sorrisos.

Durante todo este tempo, até o dia de hoje, abstive-me de escrever qualquer coisa sobre a administração BILILIXO. Isto para não passar por fâmulo ou lacaio da família França...

Não sou lacaio de quem quer que seja ou melhor dizendo, lacaio sou da justiça.

Como cidadão prudente e historiador cauteloso limitei-me a observar toda esta sujeira em surdina, comparando-a com tudo quanto estudará ou testemunhara a respeito do passado deste município.

E assistindo de boca calada ou em silêncio o martírio de meus irmãos.

Refiro-me aos demais conterrâneos que nasceram ou vivem no município afonsino bem como a nossos funcionários públicos.

Afinal nem estes podem viver ou trabalhar sem receber nem podem aqueles ser servidos sem que estes trabalhem.

Assim se os funcionários não são devidamente pagos os servições cessam e a cidade para.

Por outro lado exigir que os funcionários trabalhem sem receber ou em detrimento de garantias auferidas por lei equivale a restabelecer a escravidão.

Tal parece ser o intento do prefeito BILILIXO o qual, quiçá a luz de seu amado velho testamento ou torá, pretenda restabelecer entre nós o escravismo 128 após a princesa Isabel ter abolido a Lei áurea.

Exigir que uma pessoa trabalhe sem receber sr prefeito é o mesmo que escraviza-la.

Pouco importando caso o sr emprega a chibata ou ameaças de demissão; a coerção física ou moral não deixa de ser coerção.

Importa apenas a finalidade objetivada pelo sr: obrigar o funcionário a trabalhar sem receber.

Pois todo operário é digno de seu salário, alias de um salário justo e não de esmola.

Se o cidadão ou particular que constrange pessoas a trabalhar para ele responde por explorar o trabalho escravo por que raios uma prefeitura ou qualquer setor do governo teria o direito de faze-lo impunemente? Desde quando as prefeituras e prefeitos estão cima da lei? Desde quando é lícito a prefeitos e prefeituras é lícito cometer crimes.

Pois bem o que o prefeito Bililixo esta fazendo ao reter o salário dos funcionários ou exigir que trabalhem sem receber a remuneração a que fazem jus é pecado que brada aos céus e crime abominável!!!

Com que direito vem ele a público exigir que seus credores continuem a trabalhar e a trabalhar de graça para a prefeitura?

Desde quando alguém pode ser obrigado a trabalhar de graça???

Funcionário não é voluntário e não prestou concurso para fazer caridade.

Tratam-se de pessoas que tem família, despesas, contas a serem pagas e que por isso precisam receber seus salários em dia sendo dever seu paga-los!

Agora se o sr não lhes paga, o mínimo que podem fazer é entrar em greve ou paralisar os serviços.

Diante disto a que título vem o sr a público incriminar funcionários que estão a revindicar seus direitos e direitos que são sagrados?

O malfeitor ou caloteiro aqui no caso, é o sr.

E por ser prefeito - podia mesmo ser governador, presidente, rei, sei lá eu mais o que - não deixa de ser caloteiro e nem se pode colocar acima da lei.

Ousarei dizer mais sr Bililixo: agradeça por estar em S Vicente, cidade que lastimavelmente é digna de si, pois em outros locais mais civilizados o bom povo ocuparia os prédios públicos após desmantelar tanto a prefeitura quanto a câmara que o protege.

Noutros locais o sr e seus apaniguados seriam caçados como ratos!

Mas S Vicente é S Vicente, havendo estúpidos que trabalham ser receber enquanto o sr jura por todos os santos ou de pés juntos que pagou tudinho!

Diante destas centenas de palermas que trabalham de graça para o sr fico-me a perguntar quantos não foram recomendados ou indicados pelo sr e seus aliados???

Que S Vicente sempre tenha sido e seja ainda um gigantesco cabide de empregos infestado por parasitas é assaz sabido por todos. Nem devemos estranhar que haja gente trabalhando sem receber ou de graça e ainda olhando atravessado para os companheiros que lutam por seus direitos.

Não. Felizmente não me incluo no número deles. Do contrário já teria tentando é dar-lhe uns bons bofetes para ensinar-lhe a parar de ser moleque.

Tive a felicidade de pedir minha exoneração há mais de dez anos, bem antes do sr ocupar a prefeitura.

Já naquele tempo pouco pagava aos profissionais da educação e cultura; no entanto, justiça seja feita, ao menos pagava em dia. Ademais a caixa de previdência funcionava perfeitamente...

Naturalmente que S Vicente continua pagando pouco a seus professores e artistas. Hoje no entanto parte deles sequer recebe este pouco!

E a belezoca do prefeito ainda se atreve a declarar que vai cortar-lhes o ponto!

Santa hipocrisia...

Tal a situação caótica desta cidade.

Pois o CREI sequer funcionava na semana passada e a maior parte das escolas e creches estavam fechadas...

Hoje são os funcionários da CODESAVI que entram em greve.

Sobre a condição da primeira Vila do Brasil pouco há que se falar.

Diria que se converteu na primeira cidade lixão do Brasil.

Há três anos que há lixo por todos os lados, inclusive nos bairros mais chiques e sofisticados... lixo nas calçadas, esquinas, terrenos vazios, orlas das avenidas, etc, etc, etc Lixo e mais lixo a cada dia, lixo acumulando-se, toneladas de lixo, necro chorume, fedor, ratos, baratas, urubus... é coisa impressionante de ser ver e quem vem de Santos ou S Paulo fica boqueaberto.

Cerca de uns três meses havia um monturo a céu aberto atrás da Vila de S Vicente na Pça João Pessoa!

Jamais vi algo semelhante durante qualquer outra época. Nem nos tempos de Sebastião, Reis e Luca houve tanto mas tanto lixo, porqueira, sujidade...

BILILIXO é a imagem viva de sua cidade...

E CRISE sua palavra mágica! CRISE EM SUA BOCA SABE A DOCE...

Importa agora por o dedo no fundo da ferida e tentar compreender qual seja o sentido do BILILIXO porque BILILIXO tal como Eduardo CUNHA possui um sentido que devemos por a luz.

Há cerca de vinte anos talvez, pouco mais pouco menos, o mesmo BILILIXO, então simples vereador, forcejou por remover um emblema ou imagem da tal senhora aparecida que encontrava-se exposto numa entidade beneficente, cujo espaço havia sido doado por algumas pessoas caridosas com a condição de que os emblemas religiosos lá fossem mantidos.

E como lá estivessem há gerações lá deveriam permanecer fossem quais fossem uma vez que nossas leis não retroagem. O homem fanático no entanto tudo fez para remover o dito emblema. Não pode no entanto consuma-lo devido a brava reação não só dos papistas mas de toda gente tolerante e pacífica, como eu mesmo. Ouve grande oposição e BILILIXO saiu derrotado, tornou-se no entanto líder e herói dos fundamentalistas e teocráticos. Foi um golpe político de mestre disse eu a um amigo na ocasião.

Afinal vivemos numa república de estúpidos em que parte da população preocupa-se muito mais com a remoção ou melhor com a SUBSTITUIÇÃO de emblemas, quadros ou estátuas, DO QUE COM A A FOME, A JUSTIÇA, A LIBERDADE, O BEM COMUM...

Coisa triste mas há por todo este pais e especialmente em S Vicente pessoas que atuam politicamente com o único propósito de obter privilégios ou benesses para suas agremiações religiosas. É monstruoso mas real tanto aqui como no Estado e na Nação a quem cuide fazer política com o intuito de engrandecer determinadas seitas religiosas, pondo o poder a serviço da fé ou buscando amancebar a crença com o estado...

Pois o mesmo BILILIXO que mostrava-se indignado com o emblema da Santa há vinte anos atrás, ora, ao dar entrevistas a TV, pavoneia-se com sua Bíblia de merda, o emblema dos protestantes em pleno paço municipal além de ter fixado em sua sala um quadro com a mesma temática confessional. O que demonstra cabalmente que esse fariseu hipócrita jamais lutou pela democracia ou o laicismo ao pretender remover o emblema papista, mas apenas e tão somente por suas próprias crenças buscando substituir os símbolos papistas por símbolos protestantes ou cruzes por Bíblia, que é a maior aspiração dessa infeliz bancada evangélica.

Apenas por isso mesmo sendo laicista não apoiamos a esses fanáticos religiosos que desejam remover os símbolos romanos, por suspeitar e crer que desejam substitui-los pelos seus próprios símbolos, a exemplo das praças Bíblicas e do dia da Bíblia... No entanto uma vez que - por uma questão de vaidade -  aspiram ter seus símbolos publicamente fixados era de se esperar que ao menos tolerassem os símbolos dos outros!

Agora vá propor a qualquer um desses fariseus hipócritas a construção de uma estátua de Iemanjá para ver só???!!!??? Praças em homenagem a sua reforma querem, bem como dia da Bíblia rsrsrsrs É por isso que oponho-me a institucionalização de qualquer feriado religioso no tempo presente bem como a edificação de qualquer monumento religioso com o dinheiro público. Agora não podemos fazer exceção a Bíblia ou a reforma protestante como querem os facínoras porque a lei deve ser para todos e a igualdade para todos. Nem poderíamos substituir o dia 12 de Outubro pelo dia da Bíblia!

Importa saber que BILILIXO não só logrou eleger-se graças ao adjutório religioso, como cogita em candidatar-se a reeleição.

Agora que esperanças concretas pode ter um péssimo administrador como ele; um caloteiro, um demagogo???

Quem em S Vicente tendo o juízo perfeito haveria de votar nesse traste???

Simples: todos os fanáticos desta cidade que não são poucos, que encaram BILILIXO como servo de deus (!!!) e seus opositores como possessos do Diabo! Toda gente que tem a mente obscurecida e dominada pelos pastores! Todos os cagões que tremem diante de castigos, maldições, anátemas, infernos, etc Toda essa gente que vota em bloco ou as carradas segundo a ordem do clero pentecostal!

Diante disto como poderiam faltar esperanças a BILILIXO.

O qual há poucos meses, um dia após ter ido assistir culto na IURD, mandou colocar uma caçamba de lixo na porta da seita (eu mesmo vi e soube do porque no dia seguinte!) embora outras instituições religiosas e laicas tivessem solicitado a instalação de caçambas há mais de dois ou três meses, e nada... privilegiou assim a Universal pelo simples fato de seitas como ela constituirem um depósito ou celeiro de votos para demagogos como ele.

Evidentemente que se trata de um 'favorzinho' apenas... e ficamos aqui imaginando quais sejam os favorzões exigidos por esses cobradores de dízimos que são fornecedores de votos ao BILILIXO ao CUNHA e a toda esta máfia religiosa.

Apoiar o BILILIXO e o CUNHA apenas pela fé é que não apoiam, gente como Malafaia, Everaldo, Campos, Felicianus, etc não da ponto sem nó. Visam o poder. Não o poder pelo poder ou pelo dinheiro apenas, como os profanos ou incrédulos, mas com o objetivo de oprimir os demais membros da sociedade ou controla-los, o que constitui a suprema desgraça ou o pior.

BILILIXO nada faz porque pouco ou nada precisa fazer uma vez que os votos virão magicamente por via confessional.

Cunha e os membros da funesta bancada 'evangélica' nada precisam fazer em termos de propostas ou projetos, uma vez que os votos virão por imposição ou decreto.

Pastor mandará e ovelhas votarão escudadas pela fé ou religião.

No passado nossos ancestrais souberam classificar e dar combate a tais atos sob o nome de clericalismo.

Hoje no entanto as palavras fé ou religião parecem tudo justificar: fraude, extorsão, TENTATIVA DE DOMINAR OS DEMAIS MEMBROS DO GRUPO SOCIAL, etc

No entanto que democracia há nisto, numa pessoa decretar em nome de seus deuses em que candidato as demais devem votar???

Tudo quanto posso ver nisto são os tentáculos sujos e asquerosos do pensamento teocrático.

BILILIXO e São Vicente, a pobre S Vicente são a contraprova, e demonstram cabalmente quão pernicioso e destrutivo é este tipo de política. Cunha é a mesma contraprova desta péssima política maquiavélica no Parlamento...

Ou repensamentos nossa política na dimensão do laicismo ou veremos este país mergulhar no Caos como S Vicente.







Nenhum comentário: