segunda-feira, 9 de março de 2020

Maniqueísmo ideológico

 ADVERTÊNCIA: O  texto a seguir não é recomendável para melindrosos. Estou certo de que muitos  que lerem o texto na íntegra desfarão a amizade virtual,  normal, pois vivemos em tempos líquidos.  Meu compromisso é antes com a verdade do que com a fama ou com o apetite de ganhar likes  e ver gente debatendo em minha timeline.  Aliás nem quero que discorrem ou concordem comigo ou que problematizar o texto  a seguir.

MINHA  ÚLTIMA POSTAGEM NO FACEBOOK.

O Facebook a cada dia que passa torna-se um lugar virtual cada vez pior é como um abismo sem fundo.

Logo que entrei no Facebook eu debatia muito, discutia muito mas a maioria dos usuários assim como na vida real é debochada, não estuda e pensa que seus achismos em política, ciências sociais, ciências biológicas, etc... são verdades absolutas e imutáveis saídas dos montes Sinais febris de seus cérebros.  Pouca gente estuda e pouquíssima gente sabe ser cordial e amistosa nas redes antissociais.

Eu ao longo dos anos venho escrevendo e debatendo cada vez menos e tomando grande ojeriza pelos debates no Facebook.  Nas redes sociais sempre há a polarização maniqueísta e quem é  usuário dessa rede não pode ser o "isentão" tem que escolher ou é direita ou esquerda não pode ficar em cima do muro escrevem os partidários e caem na falácia da falsa dicotomia escolher entre A e B quando há  possibilidades de escolher letras que vão do C ao Z. Os extremos -  ensinou e ensinou bem ensinado Aristóteles - se tocam. A esquerda pós-modernista e a direita bolsonarista e toda a extrema-direita se merecem. Apesar das ideologias serem diferentes, os meios são iguais: desinformação, achismo, falta de senso crítico, dogmatização de suas ideologias, censuras da direita  em nome da moral e dos bons costumes de um lado e censura em nome  das tábuas sagradas dos mandamentos do pós   modernismo:

1) Respeitarás o lugar de fala ainda que a "mana" fale groselhas. Cale-se. Você é opressor  porque tem piu-piu.

2) Respeitarás o protagonismo.

3) Se fores branco(a) não usarás dred, turbante ou adereços indígenas pois isso é apropriação cultural.

4) Não importa o que dizem os sociólogos, antropólogos e outros pesquisadores minha vivência (subjetividade pura) vale mais do que todas as teses de doutorado do mundo.

A sensação do momento é  falar sobre a transexual Suzy que foi abraçada por ninguém menos que o Dráuzio Varela.  Agora esta o espalhando que a Suzy foi condenada por estupro e homicídio de um menino de 9 anos,  não consegui averiguar e a direita cristã que é  contra o aborto - só por ser contra o aborto mesmo porque são cristãos e não passa disso - mas favorável a pena de morte e outras pessoas juntaram-se ao coro dos que se acham  conservadores pedindo a pena capital que ela ou ele deveria ser executado(a) em praça pública, outros escrevendo que ela ou ele  já  estaria morto(a) se dependesse de fulano ou beltrano.  Já a ex-querda cirandeira que parece tomar mescalina quer defendê-la não porque seja inocente, para  essa ex-querda que toma a mescalina do pós-modernismo, não  importa se ela é culpada ou não, ela tem que ser defendida porque é  uma mulher trans nem mais nem menos, a culpabilidade e a inocência são de somenos importância, o que importa é  a pauta pós-moderna e nada mais. Nem a ex-querda nem a direita bovina indagou--se em  qualquer momento se a reeducanda pode voltar ao convívio social ou não. Se a autora do suposto delito que está sendo veiculado por sites da direita arrependeu-se ou não,  tudo gira apenas ao redor de suas ideologias.

O maniqueísmo continua no Facebook, há os cientificistas que só leem divulgação científica nas  páginas da rede social, em geral ateus e agnósticos que odeiam todas as religiões e que dizem ser elas todas iguais sem quaisquer distinções e odeiam a ideia de um Deus supremo, de um Deus dos filósofos tanto quanto odeiam as religiões do outro lado temos o obscurantismo religioso dos pentecostais, neopentecostais, dos católicos carismáticos, dos  católicos tradicionalistas, dos protestantes históricos e em menor número mas não menos obscurantistas, cristãos ortodoxos. A única igreja que vejo que pensa sem preconceitos, que procura adequar-se ao mundo.moderno sem deixar o cristianismo, é a Igreja Anglicana.

São por causa das brigas de egos, por causa do maniqueísmo de ambos os lados que não  mais participarei de debates e nem perderei mais meu tempo malhando em ferro frio. Este post ou esta  postagem é antes de tudo um esclarecimento.  Não, não abandonarei as redes sociais porque tenhos alguns amigos queridos por aqui, porque sou membro de um grupo de bibliófilos. Doravante me limitarei a compartilhar notícias e coisas fofas ou engraçadas pois não quero mais perder tempo com gente estúpida seja libertária seja totalitária, seja democrática ou amante da ditadura, seja comunista ou minimalista, seja ateu, agnóstico ou teísta.

Nenhum comentário: