terça-feira, 6 de julho de 2010

Povo corrupto, políticos corruptos

Certamente o leitor já ouviu queixas como esta: "Político é tudo ladrão", "Político não presta", etc. Mas quem é que os elege? Pois se lá chegaram não foi por obra e graça de Deus.
Bom, hoje à tarde fui visitar o meu pai que mora numa favela e está com glaucoma, e estava a me falar que se tal político conseguir um bom médico oftalmologista para que possa resolver sua situação, ele votará e fará campanha a favor de tal candidato. Esse é apenas um exemplo dentre muitos.

Meu pai é um homem simplório e o voto em suas mãos é uma arma contra a democracia. E não há democracia quando se põe o voto nas mãos de pessoas que vendem seu voto.

O problema de grande parte dos eleitores é que eles são imediatistas, eles não querem soluções a médio e longo prazo, eles querem o aqui e o agora, mesmo que seja um paliativo. Por causa de um emprego para o filho, de um médico grátis, de uma cesta básica, de materiais de construção, essas pessoas elegem os corruptos, e depois essas mesmíssimas pessoas com a maior cara de pau reclamar desses seus representantes!  Se os vereadores, deputados e senadores são corruptos, mais corruptos são aqueles que venderam seus votos a preço de banana, ou falando numa linguagem bíblica, trocaram sua primogenitura por um prato de lentilhas, tal e qual fez Esaú.

Ora se um candidato antes das eleições não apresenta propostas, mas apenas compra votos, como querem essas massas imbecilizadas que depois das eleições, caso tenham seus candidatos tenham sido eleitos se tornem honestos?

São pessoas assim que ajudam a perpetuar a corrupção, depois não adianta dizer que "fulano, beltrano e sicrano são corruptos", "que político é tudo igual" ou "não gosto de política". Essas massas imediatistas, pensam que os parlamentares se tornam corruptos no momento que são eleitos, não conseguem enxergar que já eram corruptos quando compraram seus votos, e que elas são tão corruptas quanto seus candidatos, e corrupção é crime.

Os imediatistas são em geral egoístas, ou melhor, individualistas, pensam primeiramente em si, depois pensam de novo em si e assim sucessivamente, nunca pensam no coletivo, ou seja, pouco ou nada ligam para seus iguais ou para a posteridade.

E todo ano de eleição é a mesma conversa: "Vou votar em fulano porque ele prometeu uma vaga na escola x para meu filho", "vou votar em beltrano porque conseguiu que eu me aposentasse", etc... Ou seja, o voto é apenas uma troca de favores, o eleitor recebe uma esmola do candidato e em troca o candidato eleito recebe uma verdadeira fortuna dos cofres públicos.

Se o povo não fosse imediatista e soubesse votar, não teríamos tantos políticos corruptos, sendo assim teríamos um SUS melhor, escolas de qualidade, e segurança para todos. Mas não temos e nem teremos essas coisas porque os corruptos não estão interessados no bem geral mas em seu próprio bem e o dos seus. Então, essa política forma um círculo vicioso e só poderá ser quebrado quando o povo for educado para votar e não para trocar o voto por um favor como se fosse um vale refeição ou  coisa parecida.

Um vizinho meu, nas últimas eleições queria que eu votasse num sujeito que vende tapiocas, e perguntei de que partido era e quais as propostas. Sabe que o sujeito me respondeu?
- Cara, se ele ganhar ele vai me colocar como acessor dele.
- Ah, parabéns - disse-lhe - mas eu não voto num cidadão porque ele me prometeu isso ou aquilo, voto não só por mim mas por todo o povo sofredor.

Enfim para concluir, nossos políticos são apenas imagens, reflexos da vida do povo, nem mais nem menos.

Um comentário:

quandoescrevo disse...

Na nossa luta em Goiânia estamos constantemente adentrando Câmara Municipal, (dizem-nos 'invadindo) e podemos ver o descaso como os senhores(as) vereadores (as) 'cuidam' dos interesses de quem estão ali representando, uma verdadeira farra! Sei de muitos deles eleitos mesmo pelo pensamento umbiguista: meu filho está na escola aqui de perto, eu tenho uma dentadura nova, há 12 anos o fulano me arrumou um emprego, entre outros, e voto nele e peço voto por isso! è demais né?! Dizem que o povo tem o que merece, eu digo o povo tem o que pediu e os 'representantes'deram!... O que a Luzia deixou atras da horta! Merda!