sábado, 31 de julho de 2010

Acerca o "blogar"













Outro dia estava lendo as tirinhas do meu amigo Chris Robers, (ele foi responsável pelo Layout deste blog) e numa de suas séries, ele tratou dos blogueiros de forma divertida e irreverente.




O título de sua postagem é: 9 Ilusões de blogueiros amadores.




E o Chris Robers conhece 9 ilusões de blogueiros amadores. É interessante como ele aborda esses enganos em suas tirinhas. Creio que antes de ser uma irreverência, suas tirinhas servem de lição e de alerta aos blogueiros amadores.
Algumas considerações sobre as referidas tirinhas:
Tirinhas 7 e 9: A tirinha 7 fala que blogar é fácil, é só escrever qualquer besteira e pronto! Mas não é bem assim, eu comecei a blogar há dois anos e sei como é difícil ser interessante neste rico mundo virtual. Quantas vezes eu não tinha ideias para escrever, quantas vezes tive que devorar livros e e-books para poder abordar um certo assunto. Quando eu não tenho nada de útil para escrever não escrevo, porque meus leitores não merecem perder seu tempo com idiotices.
A tirinha 9 diz que para ser blogueiro basta copiar e colar, fazer o Ctrl+C e o Ctrl+V, e por incrível que pareça há blogueiros que fazem isso!!!
Tirinhas 4 e 5: A tirinha 4 aborda os blogueiros que tem o doce ilusão de ficarem ricos com seus blogs. Escrevem, postam febrilmente na esperança de que um editor fique interessado em seus escritos ou desenhos e possa publicá-los num livro, ou pensam que podem ficar famosos e trabalhar em algum programa de TV como o CQC.
Eu não escrevo para ficar rico, até porque não quero ser explorador de meus semelhantes, escrevo porque sinto necessidade de transmitir minha ideias, de aprofundar meus argumentos e de melhorar minha escrita. Acredito no que escrevo, e odiaria ser contratado para escrever sobre o que me pedem como aquele colunista da Veja(Diogo Mainardi), que repete a mesma coisa toda semana tal e qual um disco arranhado.
A tirinha 5 fala daqueles blogueiros que publicam algo hoje e passam meses, anos sem publicar algo, com a desculpa esfarrapada: "O blog é meu e publico quando me der na telha". Tudo bem que o blog pertence ao blogueiro, todavia ele tem seguidores que apreciam seu estilo, e isso é uma falta de respeito com seus leitores. É evidente que muitos blogueiros trabalham, estudam, então o fator tempo é crucial, e quando dispõem de tempo não tem ideias. Eu sei como é complicado. Mas para ter ideias é preciso antes de mais nada, ter leitura assídua.
Tirinha 3: Essa tirinha diz respeito ao internetês, que é usado no msn e transferido para os blogs, de modo que certos blogs ficam ilegíveis, deselegantes e pedantes. Um blogueiro tem o dever de escrever bem, de ser claro e conciso posto que ninguém é obrigado a entender internetês.
Conclusão: Ser blogueiro não é ficar no Ctrl+C e Ctrl+V, não é escrever besteiras e nem escrever num idioma estranho inventado por alguns sem noções da internet.



Nenhum comentário: