quinta-feira, 29 de julho de 2010

Marx, marxistas, marxólogos, e marxachistas

Karl Marx foi um grande filósofo e cientista político, isso ninguém pode negar, mesmo que seja contrário as suas ideias. Marx desvendou os segredos da exploração do homem pelo homem, tornou acessível ao trabalhador a filosofia, a economia, etc...

Marx foi tão grande e genial que deixou uma escola (linha de pensamento), mas não só isso, Marx foi titânico pois faz com que até seus inimigos leiam suas obras. Mas é uma pena que tantos seus discípulos como seus adversários deturpem seus conceitos, há também discípulos fiéis e adversários que respeitam sua pessoa. É o que veremos a seguir.

Há três tipos de pessoas que se relacionam com Marx:

1º) Marxistas - Os marxistas subdividem-se em dois grupos:
a) Ortodoxos ou marxólatras: São os marxistas sunitas do talebã, que encaram Marx como uma espécie de papa que goza da infalibilidade em todas as coisas, para não dizer pior, encaram Marx como um deus e sua obra como a Bíblia ou o Corão. Os marxistas ortodoxos são fanáticos e acham que a revolução deve ser armada e nos moldes do que Marx e Lênin falaram. Eles situam Marx além do tempo e do espaço como se sua obra fosse universalmente necessária, verdadeira e irreformável em si mesma.
Fui a um curso de formação marxista organizada por um movimento de esquerda e pensei que iria aprender coisas interessantes, mas em lá chegando deparei-me com a milícia talebã marxista. Um dos conferencistas a quem tive o desprazer de ouvir atacou Paulo Freire ininterruptamente por mais de meia hora. Eu ouvi toda aquela "logorréia" de forma estóica, pois não quis polemizar com o fanático. Mas o cidadão afirmou que Paulo Freire não era marxista, que não era revolucionário, mas reacionário. Que mudou o significado do vocabulário marxista que são proletário e burguesia por oprimidos e opressores (como se realmente fizesse diferença) e outras coisas do gênero. E em seu ódio contra tudo o que não é marxolatria, disse que o método Paulo Freire é uma babaquice e que não funciona, mas não apresentou nenhum dado oficial, nem mesmo extra-oficial. Logo vi que não entende nem de Paulo Freire nem de Marx;

b) Marxistas heterodoxos ou revisionistas: São aqueles que acreditam que o marxismo é um instrumento de luta e não uma Bíblia ou um Corão, não encaram Marx como um Messias ou profeta, mas como homem genial que foi com seus erros e limitações, mesmo porque Marx era um homem de seu tempo e por isso não podia transcendê-lo. Dessa corrente podemos citar os seguintes nomes: Karl Kautsky, Rosa Luxemburgo, Plekhânov, Antônio Labriola, Carlo Rosselli, Antônio Gramsci, Paulo Freire entre outros.

2º) Marxólogos: São aqueles que estudam a obra de Marx e podem ser marxistas ou não. Uma boa definição de marxólogo pode ser vista no blog reacionário Depósito do Maia.

3º) Marxachistas são aqueles que encontramos em botecos e nas redes sociais como o Orkut, Facebook e outras redes. Nunca leram Marx, mas odeiam Marx por diversos motivos ou porque são capitalistas ou porque são beatinhos de capela que acreditam em tudo o que dizem os padres. São aqueles que ouviram falar de Marx e põem-se a fazer falsas citações de Marx e procuram mostrar-se ilustrados, mas a profundidade de seus estudos é o mesmo que o de um pires.

Para concluir, eu sou marxista heterodoxo, porque acredito na síntese, porque acredito que a virtude está no meio e que os extremos se tocam, é isso.

Nenhum comentário: