quinta-feira, 22 de julho de 2010

Democracia?

Hoje vou falar um pouco sobre democracia. Mas para falarmos precisamos recorrer à sua etimologia. Não pense o leitor que democracia é o governo do demônio, como afirmaram alguns desavisados ao associar a palavra demo com demônio, por causa da semelhança, na verdade os que afirmam isso são boçais e não merecer crédito nenhum. A palavra democracia tem sua origem no grego: demos=povo + krátos=poder. Então ao pé da letra democracia significa poder/governo do povo.

E desde quando o povo tem o poder aqui no Brasil? Esse poder é fictício que foi inculcado nas massas pela mídia. Muita gente diz que democracia é liberdade, e o contrário é ditadura, ora se não vivemos na ditadura então estamos na democracia. Mas será que nós cidadãos gozamos da liberdade mesmo?

Vou citar apenas dois motivos pelos quais não temos liberdade e por conseguinte democracia:

1º) O alistamento militar obrigatório. Como se pode obrigar a um jovem a se alistar obrigatoriamente num país que se diz democrático? Penso que o alistamento deveria ser voluntário e não obrigatório. Pois se é obrigatório é contra a liberdade e se é contra a liberdade é contra a democracia;

2º) Voto obrigatório. Todo eleitor é obrigado a votar ou a justificar a ausência no dia das eleições. A maioria não justifica, logo é obrigada a votar, nem que seja para votar em branco ou votar nulo. E se diz que esse é o poder do povo. O povo não tem poder para se abster de votar? Não, não tem. O que acontece com quem deixa de votar? Quem tem o título cancelado pode ficar impedido de prestar concurso público, de ter registro em carteira, fazer financiamento bancário ou tirar passaporte. Democrático não? Seria, se o voto obrigatório fosse decidido através de um plebiscito ou referendo.

Que democracia é essa que obriga as pessoas a fazerem o que não querem? O serviço militar deveria ser voluntário e não obrigatório. Voto tem que ser consciente, voto tem que ser espontâneo e não imposto, porque de imposto já bastam os impostos. É isso, acerca deste assunto não sei se estou certo ou errado, mas sinto-me bem ao provocar o leitor para que reflita comigo.

Nenhum comentário: