Anatólio, Bispo de Laodicéia escreveu diversas obras sobre aritmética, geometria, física, retórica, dialética e astronomia.
Do mesmo modo Diodoro, Bispo de Tarso, compôs, no mínimo, uma obra sobre cosmologia, astronomia, cronologia, matemática e botânica, conforme testificam Suídas e Ebed Yeshua.
Sinésius, Bispo de Cirene, foi aluno de Hipácia, filha de Theon e dissertou sobre astronomia e matemática.
Agostinho de Hipona, ainda que tenha fugido a Ortodoxia, compôs duas obras notáveis: Primeiramente aquela que deve ter servido de modelo aos ensaios sociológicos (A Mukadima ou Prologômenos) de Ibn Khaldun, a "Cidade de Deus" e em seguida as "Confissões", primeira tentativa consolidada em torno de uma biográfica introspectiva de caráter psicológico, a qual deve ter sido calcada nas "Meditações" do Imperador Marco Aurélio.
Acontecimento significativo (No ano de 425) foi a criação da Universidade (Pandidakterium) de Magnaura, em Constantinopla, pelo Imperador Teodósio II. Tratava-se de um imenso complexo de instituições escolares superiores, com trinta e uma cátedras - Dez para Gramática grega e latina, dois para o Direito, uma para Filosofia e oito para Retórica, sendo que as de Direito e Filosofia foram criadas em 1046 por Constantino Monomachos. Haviam além disso Bibliotecas, academias de arte e oficinas práticas.
Isidoro Hispalense idealizou a primeira Enciclopédia, as "Ethimologias", seguido pela colossal 'Suídas' - Preparada pelos monges de Bizâncio - e enfim pelo "Speculum maius" de Vicente de Beuvais.
Beda de Yarrow, dito Venerável, foi apontado por Carlyle como o maior Historiador da Europa após Heródoto, devido a "História eclesiástica do povo inglês", sendo seu veredito corroborado por W Goffart. Antes dele o monge Gildas havia composto o "Excidio".
Alias, quanto a pesquisa histórica devemos acrescentar a obra seminal de Eusébio de Cesareia, seguida pelas obras de Sócrates, dito escolástico, Sozomeno, Zacarias; o advogado e enfim de Teodoreto, Bispo de Cirro. Outra maior, ou melhor dizendo, monumental, elaborada por Filipe de Side, lamentavelmente perdeu-se. Cassiodoro, monde do Vivarium compôs uma "História Gothorum", cujo resumo, a "Gética" foi feito pelo Bispo Jordanes de Crotona.
Em 787, o monge Alcuino de York, convocado pelo 'Imperador' Carlos Magno, deu inicio a principal empresa educativa do tempo: A criação das 'Escolas palatinas' junto aos condados e catedrais da Gália. Esse tipo e instituição tinha por base o Trivium e o Quadrivium.
Inútil afirmar, como Hastings Hashdall, que as universidades medievais surgiram espontaneamente ao modo de corporações de ofício educativas e portanto sem autorização de imperadores, reis ou papas, etc uma vez que surgiram num ambiente permeado pela religiosidade, alias apostólica romana, sendo impossível dissocia-las desse contexto religioso ou dessa cultura. A primeira delas foi a de Bolonha (1088) seguida pela de Paris (1150) e a de Oxford (1167) e no século XV eram cerca de vinte e cinco.
O monge Guido de Arezzo, tomando por base o Hino dedicado a S João Batista, inventou as notas musicais.
O Papa romano Silvestre II ou Gerberto de Aurillac - Além de ter inventado o relógio mecânico foi pioneiro quanto a divulgação dos númerais arábicos na Europa.
Roberto Grosseteste, Bispo de Lincoln escreveu textos sobre o som, a ótica, a geometria, a astronomia e as matemáticas, além de ser pioneiro quanto a fabricação dos primeiros óculos. Além disso preconizou a experimentação científica.
Roger Bacon - Discípulo de Grosseteste. - Destacou-se nas áreas da mecânica, da ótica e da geografia. Ele descreveu minuciosamente a observação, a hipótese e a experimentação enquanto estádios da pesquisa científica. Foi um dos pioneiros quanto ao conceito de Leis naturais.
A respeito de Alberto magno consta ter dominado a lógica, a física, a astronomia, a matemática, a mineralogia, a zoologia, a botânica, a geografia, a música, etc Além de ter escrito uma livro sobre os animais, em que lançou os fundamentos da moderna ornitologia. Era ensino seu que "A ciência não consiste em aceitar as opiniões alheias porém em conhecer as causas que atual por trás dos fenômenos."
Thomas Bradwardine, Arcebispo de Cantuária. Escreveu obras sobre matemática, geometria e física, especulando inclusive sobre o 'Vazio infinito' e dissertando sobre a 'Velocidade média' e sobre a 'Lei dos corpos em queda', além de corrigir a Lei do movimento de Aristóteles.
Jean Buridanus, ao formular a 'Teoria do ímpeto' lanço as bases mais remotas da Teoria da inércia.
Nicolau de Oresme, Bispo de Lisieux foi precursor da Geometria analítica, antecipando-se a Descartes quanto a teoria das coordenadas. No tratado "Do céu e do mundo" (1377) antecipou o geocentrismo de Copérnico. Analisou ainda, antes de Galileu, a questão da queda dos corpos. E ainda lançou as bases da economia na obra "De mutationes monetarum".
Nicolau de Cusa além de antecipar-se a Copérnico quanto o heliocentrismo, realizou a primeira experiência moderna e preconizou a experimentação na medicina.
Guttemberg, criador da imprensa, pertencia igualmente a religião romana e por sinal a primeira obra editada por ele foram as Sagradas Escrituras
Cristovão Colombo, foi outro sábio de grande projeção que floresceu antes da rebelião protestante e foi responsável por juntar ao velho mundo aquela quarta parte que chamamos América possibilitando a integração cultural de que ora desfrutamos.
Leonardo Da Vinci, de Florença, em determinado momento tomou a decisão de estudar profundamente a fé apostólica romana e merece destaque por ter questionado a crença 'idiota' num dilúvio universal. Polímata ou gênio universal da estatura de um Aristóteles cultivou ele a matemática, a engenharia, a ótica, a matemática, a anatomia, a botânica, a música, a poesia, a pintura, a escultura e a arquitetura, sendo precursor da aviação e da balística.
Regiomontanus no "Algoritthmus demonstratus" foi uma das primeiras obras editadas no ocidente a conter álgebra simbólica.
Nicolau Copérnico, polonês e diácono da igreja apostólica romana, foi o principal responsável pela divulgação do modelo heliocêntrico.
Em 1485 foi publicada na Alemanha, pelo médico Johann Wonnecke Von Kaube o "Hortus sanitatis" primeira obra de História natural composta na Europa 'Cristã'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário