terça-feira, 11 de agosto de 2009

Preconceito e Racismo



Que o racismo e o preconceito são coisas inadmissíveis todo mundo sabe. Mas o racismo é uma coisa tão sutil que são poucos que se incomodam. Na Europa por exemplo, é comum brasileiros serem vítimas da xenofobia.

O que leva às pessoas serem etnocêntricas e racistas, mesmo depois dos horrores nazistas? Certamente que um dos fatores é o desconhecimento da biologia. Mas existem outros fatores subjacentes: (des)educação, desemprego causado pela imigração, porque a mão-de-obra dos imigrantes é mais barata. Diante disso, os naturais do lugar, sentem que os imigrantes são invasores, inimigos e ladrões e fica fácil inventar mitos de que os outros povos são inferiores, ladrões, desprovidos de inteligência.

O racismo é coisa para gente ignorante, sem estudos. Gente que vive num mundo à parte criado por sua imaginação doentia. O racismo sempre cresce nas crises financeiras, ele é usado para encobrir as falhas dos governantes, e apontar um bode expiatório que bem pode ser: o povo cigano,o povo chinês, o povo curdo,etc...

Foi o que aconteceu com o povo judeu, com a ascensão dos burgueses, da revolução industrial, os feudos foram se extinguindo, e os camponeses migraram para as cidades em busca de empregos. Como não havia empregos para todos e as massas podiam se rebelar, os burgueses culparam o povo judeu por todas as desgraças sócio-econômicas.Um dos governos que mais contribuiu para a satanização dos judeus foi o governo dos czares.

Como se vê a base do racismo são puramente subjetivas, sem nenhum cunho racional e muito menos científico. O racismo é um assunto que dá pano pra manga, por isso abordarei os diversos aspectos do racismo em doses homeopáticas, por hora é só.

Nenhum comentário: