sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio



Segundo Heráclito de Éfeso: "Nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio".


Heráclito pensava que as coisas mudam o tempo todo, constantemente, sem parar. Por isso ele disse que "Tudo flui". Não concordo ipsis literis com Heráclito que tudo se transforma o tempo todo.


Conhecemos o que Heráclito disse, mas o que Heráclito realmente pensava, sabemos apenas via discípulos e comentadores. Se as coisas se transformam o tempo todo, então não há estabilidade, permanência em nada.


Mas se há uma transformação relativa e não absoluta como queria Heráclito, então concordo com o seu aforismo. Porque fisicamente mudamos e mudamos psiquicamente também, mas simultaneamente temos consciência de que aquela pessoa que foi criança e hoje já não é, é a mesma pessoa; que aquela pessoa que pensava de um tal jeito ontem e hoje pensa de outra forma mudou, se transformou de certa forma, mas não a ponto de ser irreconhecível para si mesma, para o seu self, seu eu.


Se Heráclito pensou assim, então concordo plenamente com ele. Mas se pensava que a mudança era tão radical a ponto da transformação não deixar vestígio do antigo ser, então discordo. Pois se tudo muda o tempo todo nem ciência poderíamos fazer. Só podemos fazer ciência porque há estabilidade e leis no universo. A ciência se dá por repetição de experiências, e em todas as experiências os resultados devem ser idênticos ou não há ciência.

Nenhum comentário: