quarta-feira, 29 de julho de 2009

Porque não empresto livros

"Livro emprestado é livro condenado!". Me disse certa vez um padre, e que expressão acertada. Eu compro livros desde meus 13 anos, claro naquela época eu não trabalhava e quem me financiava era minha boa e falecida mãe Elisa Pereira. (Que espero revê-la um dia, tenho essa esperança. Pode ser fantasia? Pode e não pode. Mas isso é de foro íntimo.)

Eu um adolescente comprador e leitor voraz de livros! Bom, não tinha namorada, era extremamente tímido e fraco e não ia ter chances, então o negócio era mergulhar na literatura. Por essa época eu só lia literatura religiosa: teologia, mística e livros da merda da Renovação Carismática Católica.



Bom por essa época comecei a emprestar livros pra gente barbada e que tinha condições de comprar livros que eu adquiria com dificuldades. E assim perdi muitos livros. Iam e não voltavam, eram emprestadados. E assim perdi um "O Cuidado Devido aos Mortos" de Santo Agostinho e outros livros interessantes. Há 15 anos espero esses livros que sei que não voltarão. Felizmente pude comprar outros exemplares dos livros perdidos.

Acho uma indecência pedir livros emprestados. Quem gosta de ler, quem é bibliófilo não pede livros emprestados, vai às livrarias e/aos sebos e compra. Quem pede livros emprestados, geralmente nem os lê, deixa num canto esquecido da casa para que acumule pó e mofo.



Toda vez que eu quis ler um livro, eu juntava dinheiro e comprava, e fiz isso porque amo ler. Eu não peço livros emprestados, primeiro porque cuidar de um objeto alheio, requer um cuidado redobrado. E dependendo do livro, caso você o perca ou danifique não poderá restituí-lo ou porque seja caro ou porque esteja esgotado.


Penso que quem quer ler mesmo um livro, uma obra, fará de tudo para comprar tal livro ou tal obra. Quem quer que seja que me venha pedir livro emprestado, ganha de presente um sincero não.

Eu vejo pessoas comprando roupas de marcas, tênis que custam R$ 90,00, R$ 150,00 e ainda preços mais caros. Essas mesmas pessoas não tem coragem para desembolsar R$ 50,00 para comprar um bom livro, nem mesmo R$ 20,00 para comprar o mesmo livro num sebo.

Por que ninguém pede roupas e tênis emprestados por tempos indeterminados? Ninguém pede roupas e tênis emprestados, mas cada qual procura comprar seus calçados e roupas. E sabe o porquê? Porque valorizam as roupas, e os livros não. Não vale a pena investir em livros, por isso se pede emprestados, a cultura é descartável.

Agora o que me choca é que pessoas bem situadas peçam livros emprestados. Não tem coragem de desembolsar uns míseros trocados, porque a cultura, o saber e o conhecimento não valem a pena.

Quem me conhece sabe muito bem que gosto de presentear os meus amigos com bons livros, gosto de compartilhar o saber, mas com quem gosta de aprender sempre.

Peça-me um livro emprestado e ganhe um vai pra puta que pariu não!

Nenhum comentário: