sábado, 18 de julho de 2009

Fumar não é pecado


É engraçado como as Igrejas Ortodoxa e Romana usam dois pesos e duas medidas, é risível ver seus membros caindo em flagrante contradição.
Lembra-se do diálogo entre os nossos teólogos que postei ontem? Pois é, eles voltaram a debater sobre as questões que angustiam a humanidade.

Ortodoxo: Eu fumo, porque sei que fumar não é pecado, eu estudei a bíblia de cabo à rabo para saber se fumar é pecado, e nada encontrei que condenasse os fumantes.
Católico: Os santos padres também nada falam, tudo bem que o cigarro nem existia no tempo deles né?
Ortodoxo: Se até os santos que a Santa Igreja Ortodoxa venera fumaram, por que vou deixar de fumar?
Católico: Na Santa Madre Igreja Católica Apostólica Romana tivemos beatos que fumavam como o bem-aventurado João XXIII e o beato Jorge Frassati. Será que se fosse pecado mesmo o papa João XXIII seria beatificado? Se fosse pecado o papa não fumaria.
Ortodoxo: Até os monges hesicastas do Monte Atos fumam, rezam e fumam, fumam e rezam, a meu ver parece que a fumaça os envolve numa atmosfera de santidade.
Católico: Se bem que dizem os médicos dizem que fumar faz mal à saúde.
Ortodoxo: Engraçado não, como a masturbação sendo um grave pecado faz bem à saúde e o cigarro que faz mal à saúde não é pecado?
Católico: São mistérios que não cabe à nós desvendar.
Ortodoxo: Mas, se nós ficarmos doentes por causa do cigarro, se desenvolvermos um câncer, não prejudicamos assim o coletivo? Não poderíamos evitar esse câncer ou quaisquer outras doenças?
Católico: Pode parar. Sua conversa está parecendo conversa de comunista. Eu não prejudico ninguém, até porque quando compro o cigarro o imposto já vem embutido, então os médicos já foram pagos e muito bem pagos para cuidar de mim, caso eu fique doente. Evitar um câncer ou quaisquer outras doenças? Quanta gente há que nunca fumou e desenvolve câncer! Eu posso parar de fumar e desenvolver um câncer, como posso continuar a fumar e morrer por outras causas que nada tem a ver com o fumo.
Ortodoxo: Seus argumentos são de peso, realmente... Mas São Paulo Apóstolo diz em sua primeira Epístola aos Coríntios: "Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado - e isto sois vós". (3,17)
Católico: Rapaz, isso é papo de crente, eles são maniqueístas, gnósticos e vêem o mal nas criaturas de Deus, você deveria ler um artigo sobre a apologia ao cigarro na Veritatis Splendor.
Ortodoxo: Vou fazer isso. Nossa a minha consciência agora está tranquila. Jesus! Como é bom falar com teólogos, que podem nos esclarecer sobre esses assuntos que atormentam a humanidade!
Católico: É meu caro, a teologia serve para isso, precisamos conhecer a Bíblia, os santos padres, a escolástica e a hagiografia entre outros para assim justificarmos nossos vícios, digo para esclarecermos as pessoas de que não somos viciados e nem pecadores. A teologia nos protege, nos justifica, por isso se faz mister estudá-la, pois como disse São Pedro apóstolo: Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança...". (I Pe 3,15)
Ortodoxo: Vou acender um cigarro em sua homenagem pela brilhante exposição da santíssima fé cristã.

Nenhum comentário: