sábado, 11 de julho de 2009

Um livro de leitura obrigatória para pais e educadores



Acabei de ler o delicioso romance psicológico de Janusz Korczak Quando Eu Voltar A ser Criança. Um belo livro. Janusz Korczak é o pseudônimo do médico pediatra judeu Henrik Goldsmith que dedicou sua existência para que as crianças tivessem um mundo melhor e fossem compreendidas pelos adultos. Escreveu vários romances e artigos científicos. Mas para quem quiser saber mais sobre o ilustre educador, pode clicar em seu nome que está em destaque, e você será remetido (a) a uma página que descreve sua vida e suas obras.


Quando Eu Voltar A Ser Criança é um romance psicológico, onde o narrador é o protagonista da estória. O protagonista é um professor que sente saudades da infância e deseja voltar a ser criança e consegue realizar seu desejo.


Esse artifício literário do qual Korckzak se valeu é muito interessante, pois nos faz ver como a criança compreende o mundo e como vivencia suas emoções. O romance tem uma linguagem fácil e atraente, faz o leitor viajar por esse mundo desconhecido que se chama criança. As descrições são tão bem pintadas que o leitor acaba por ser imerso de livre e espontânea vontade no universo construído por Korczak.


O autor dá voz às crianças, ele faz com que seus leitores tenham empatia por essa criatura tão marginalizada por nós, os adultos. Não há melhor obra (ao menos que eu conheça) para se entender o pensamento infantil do que essa obra de Korczac.


Confesso que essa obra me fez rever muitos de meus conceitos e que tentarei compreender as crianças quando eu lecionar para quintas e sextas séries. O autor me abriu os olhos para a realidade infantil. Coisas que eu nem sequer imaginava.


Realmente aí está um livro que vale a pena ser lido, degustado e apreciado. Um livro que ensina coisas úteis e verdadeiras de um modo gracioso. Os conhecimentos que você vai adquirir ao ler a referida obra, certamente lhe acompanharão por toda a vida e lhe tornará uma pessoa mais tolerante com as crianças. É um pecado não ler Quando Eu Voltar A Ser Criança.

Nenhum comentário: