quinta-feira, 11 de junho de 2009

O que é o dinheiro e para que serve?

Recebi do meu amigo Absolon já citado no último artigo, um outro vídeo, este fala sobre os bancos e como funciona a economia. É interessante, tão interessante que já assisti ao vídeo quatro vezes.

O vídeo explica como a inflação é produzida e como os bancos fazem para que as pessoas se mantenham sempre endividadas. Para o autor do vídeo dinheiro produz dívidas e dívidas produzem mais dinheiro, é um círculo vicioso. Segundo o autor do vídeo se todos pudessem quitar suas dívidas não existiria nos EUA um único dólar em circulação, o dinheiro só circula porque existem dívidas. "Se não houvesse dívidas em nosso sistema financeiro, não haveria dinheiro". Marriner Eclles - Governador da Reserva Federal/1941.

A única vez em que a dívida do governo americano foi totalmente quitada foi em 1835, depois de o presidente Andrew Jackson fechar o Banco Central anterior a Reserva Federal. O vídeo é didático e vale a pena a ser assistido, mesmo que você não concorde com tudo ou com nada, vale a pena conhecer como funciona o sistema financeiro. Caso queira assistir ao vídeo clique aqui.

Nenhum comentário: