quarta-feira, 3 de junho de 2009

A imprensa e as desgraças

É incrível como a imprensa fatura em cima das desgraças assim como os urubus em cima da carniça. Agora só se fala do acidente do vôo AF447. Não é que a mídia esteja interessada nos que morreram, ela quer audiência, ela vive disso. E as desgraças atraem as pessoas. (Os jornalistas como bons conhecedores da mente humana sabem disso mais do que ninguém.)

Tudo quanto o jornalismo televisivo ou impresso diz, não é para ajudar as vítimas, mas para ganhar dinheiro em cima do sangue, do mórbido, enfim da dor alheia. Não foi o que aconteceu com a menina Isabella Nardoni e com a jovem Eloá Cristina Pimentel?

A imprensa não ficou em cima desses casos como os abutres sobre a carniça? E não é verdade que não se falava em outra coisas? O casal Nardoni não foi entrevistado pelo Fantástico? Não chamaram psiquiatras para analisar o discurso de ambos? E no caso da Eloá, não fizeram uma espécie de dramalhão mexicano contando sua história? Não chamaram especialistas da polícia para analisar se era possível ou não salvar a garota que mesmo depois de morta não podia descansar em paz? Não chamaram psicólogos para analisar o comportamento do Lindemberg Fernandes Alves?

E mesmo parte da população cansada dessas ladainhas, a imprensa como espírito de porco que é, continuou a chafurdar no lodo desses crimes. A imprensa agradece quando há grandes desgraças, pois ela vive disso. Porque ela sabe que as massas adoram a podridão, daí os Datenas da vida e Cia, fazerem sucesso!

Com isso não quero dizer que toda a imprensa é má, suja e venal, não. Há jornalismo sério, há bons jornalistas, mas a maioria dos jornalistas, assim como grande parte da imprensa não estão interessadas no bem da população mas na audiência e na venda de jornais.

Infelizmente o que é bom não dá ibope, o que é bom não vende, por isso temos um jornalismo que só está interessada em nos vender desgraças, mas isso nada mais é que o reflexo da vã curiosidade do populacho.

Um comentário:

Ravick disse...

Bando de urubus e varejeiras, isso é o que são!

Um dia desses pude ficar em casa de manhã e (como manda o inverno =D) fiquei assistindo ao programa Mais Você. Pombas! Meu deu nojo! Um ibope carniceiro em cima do avião francês que caiu! Argh! Ia até fazer uma tirinha sobre isso, mas aí eu que é estaria pegando os googleiros que estivessem buscando algo sobre isso...