sexta-feira, 26 de junho de 2009

Contra a Cristandade hipócrita

Recebi um e-mail "cristão" que protestava contra o filme 'Corpus Christis' (O Corpo de Cristo), que vai sair em breve na América do Norte, mostra Jesus mantendo relações homossexuais com os seus discípulos. A versão teatral já se apresentou. É uma paródia repugnante de Jesus.

O e-mail é um abaixo-assinado de cristãos indignados com as "blasfêmias" e contra a dignidade do mestre Jesus. Antes de mais faz-se mister dizer que sou cristão, ou melhor, eu tento ser cristão, porque em minha cosmovisão, cristianismo é, antes de mais nada, práxis.
Eu não subscrevi o abaixo-assinado, não porque eu pense que Jesus era um devasso, uma miniatura de Calígula. Pelo contrário, a meu ver, é a figura mais bela da história humana, e eu o venero como a um Deus.

Mas vejo que os cristãos se preocupam muito com a reputação de seu Deus, salvador e mestre. Ficam indignadíssimos contra as "blasfêmias sussurradas pelos diabos", mas param por aí. Acham que a pessoa de Cristo precisa ser protegida, preservada, mas eles mesmos que adoram defender a reputação de Jesus Cristo, nada fazem daquilo que ele fez e ensinou.

Jesus disse: "Bem-aventurados os puros de coração porque verão a Deus", e os cristãos nominais são cheios de maldades e ódio;
Jesus disse: "Fazei os outros aquilo que desejais que os outros vos façam", e o que fazem os cristãos? Mentem, roubam, adulteram, exploram o homem pelo homem;
Jesus ensinou que não deve haver distinção entre as pessoas, pois o sol nasce para bons e maus e a chuva cai sobre justos e injustos.

Jesus disse:

"Não julgueis, e não sereis julgados.
Porque do mesmo modo que julgardes, sereis também vós julgados e, com a medida com que tiverdes medido, também vós sereis medidos".
(Mt 7,1-2) E os cristãos vivem a julgar os seus semelhantes, seja pela aparência, seja pela cor da pele ou pela posição social.

Quem conhece os Evangelhos bem sabe que Jesus sempre se preocupou com os excluídos da sociedade, com os marginalizados, Jesus se preocupava de tal modo com essa classe de pessoas que ele se identificou com elas. Pois ele disse:

" ...tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes, nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim. (Mt 25, 35-36)

E de igual modo disse:

"todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes". (Mt 25,40)

Da mesma forma se dirigiu aos egoístas para adverti-los. (Certamente esses egoístas são os cristãos, homens de bem, que rezam, oram, vão à missa, ao culto, comungam, confessam, pagam o dízimo, pregam, jejuam e lêem a Bíblia.) Disse Jesus:

"Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;
era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes".
(Mt 25,42-43)

"Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer". (Mt 25,45)

Lendo essas palavras de Jesus, não entendo como ninguém se escandaliza com crianças que morrem de fome. E são os ditos cristãos que as deixam morrer de fome. Não é Jesus que morre de fome nelas?

Quantos doentes de aids e câncer e "cristãos" como George W Bush, gastaram milhões e mais milhões dólares com guerras, ao invés de destinar esse dinheiro para pesquisas na busca de uma cura ou para uma vida mais digna e com menos sofrimentos, não, George Bush e outros com ele gastaram dinheiro com guerras, ferindo os sadios e matando os imbeles.

Os cristãos se escandalizam quando alguém diz que Jesus era gay, mas não se escandalizam quando vêem presos em más condições, não se escandalizam ao saber que bolivianos trabalham como escravos ou coisa parecida, nas indústrias de tecidos em São Paulo, e no entanto Jesus disse que é cada um desses estrangeiros - "Todas as vezes que fizestes um bem a um desses pequeninos foi a mim que o fizestes"; "Todas as vezes que deixastes de fazer um bem a um desses pequeninos foi a mim que o deixastes de fazer".

Por que ninguém faz abaixo-assinado para diminuir a fome no mundo? Por que ninguém se prontifica em cuidar de doentes desassistidos nos inúmeros hospitais? Não são o mesmo Cristo que foi blasfemado pelo tal diretor de cinema?

Não é uma desonra deixar o Cristo morrer de fome nos pobres? Não é uma infâmia deixar o Cristo passar frio nos miseráveis? Mas os cristãos nominais importam-se tão somente com a reputação de Cristo e não com suas dores vivenciadas pelos marginalizados. Amam um Cristo idealizado e odeiam o outro Cristo que está presente nos excluídos.

Falar que Cristo era gay não pode, mas deixar pessoas na miséria isso pode.

Sinceramente não sei porque se incomodar com essas ninharias, se nem Jesus se preocupou no que dissessem ou não dele.

Ele não disse: "Fui chamado de promíscuo e não me defendestes!". Tampouco disse: "Zelai por minha reputação, porque está é a vontade de vosso Pai que está no céu". Os cristãos vivem pelo que ele não disse e pensou, ao passo que poucos ajudam os explorados inspirados por suas palavras: "Tive fome, sede, estive nu, doente, preso, eu era estrangeiro...".

Grande cristianismo esse que defende a reputação de Jesus Cristo e deixa os explorados como os famintos morrrerem de fome; que deixa os presos numa condição subumana, enquanto os colarinhos brancos, que desviam rios de dinheiro estão livres e não só isso, frequentando missas ou cultos; que deixa os imigrantes como os bolivianos serem escravizados, que deixam os pobres morrerem de frio, etc...

Marx escreveu a Engels as seguintes palavras: O certo é que eu Marx não sou marxista. Creio que Cristo parafrasearia Marx: O certo é que eu Jesus Cristo não sou cristão.

Não aderi ao tal abaixo-assinado e nem hei de aderir, enquanto eu ver Jesus Cristo desprezado nas ruas, nos enfermos, nos mendigos, nos indígenas e em todos os oprimidos. A verdadeira blasfêmia é se dizer cristão e ridicularizar a palavra de Cristo, não as cumprindo. Assim os descrentes com razão terão motivos de sobejo para ridicularizar a eminente figura de Jesus Cristo. Esses cristãos fazem a merda e Jesus é quem paga o pato.





4 comentários:

Jairo Grossi disse...

Você demonstra ser uma pessoa muito inteligente, mas não consigo entender quais as provas materiais que o fazem acreditar que realmente tenha existido a figura desse tal Jesus. Você acredita também que ele andou sobre as águas, transformou água em vinho, multiplicou pães, ressuscitou pessoas? Não é meio estranho acreditar que estas coisas, fisicamente impossíveis de ocorrer, teriam sido possíveis para este provável homem?

Fernando Rodrigues Felix disse...

Caro Jairo. A historiografia não nega a existência histórica de Jesus. É mais fácil provar a existência de Jesus Cristo do que a de Alexandre Magno, Júlio César, Napoleão entre outros.

Só pessoas frívolas é que negam a existência de Jesus, pois nenhum histoiador sério faz isso.

No tocante crer em Jesus Cristo, isso é de foro íntimo, sim, Jairo eu creio que esse homem é o Deus humanado, pois deu a maior lição para a humanidade que é o amor pelos pobres e oprimidos.

Eu tenho motivos de sobejo para nele crer, há quem tenha motivos para descrer, mas não vou entrar no mérito da questão porque não estou aqui ´para fazer proselitismo.

Forte abraço e obrigado por apreciar este blog.

Fernando Rodrigues Felix disse...

Ainda que Jesus não tivesse feito nenhum milagre, ainda que não tivesse ressuscitado como creio eu, ainda assim é digno de veneração não pelo que fez, mais pelo que ensinou. Pois mostrou-se um homem eminentemente justo e bom. Por isso creio nele.ainda não me ofereceram uma figura histórica desse talante, e creio que nesse passo posso dizer com Policarpo: "Ele nunca me fez mal algum" e acrescento: "nem me ensinou a fazer tal".

Ravick disse...

perfeito o txt, vai virar tirinha! :D