quinta-feira, 11 de junho de 2009

Estado laico - feriado religioso

Há coisas que realmente não entendo, como pode o Brasil ser um Estado laico se temos feriados religiosos, como o Corpus Christi e Nossa Senhora Aparecida? Embora eu não pertença à Igreja Católica Romana não reclamo de tais feriados, visto que posso descansar. Mas acho que isso é um abuso. Ou o Estado é laico e então não temos nenhum feriado de igreja, mesquita, sinagoga ou pagode, ou o Estado é religioso e aí poderemos ter quantos feriados que a religião dominante quiser.

Há uma incoerência em se manter esse feriado religioso uma vez que o Estado não é religioso mas laico. Claro que os romanistas tem todo o direito de festejar suas festas desde que estas não dependam do Estado. O feriado religioso fere a laicidade do Estado. Não, não quero extirpar a festa dos romanistas, quero sim, extirpar o feriado religioso do Estado laico, que é coisa bem diferente.

Se há feriado religioso segue-se que o Estado não é laico, logo temos uma religião oficial e o Estado não está separado da Igreja.

O laicismo de nosso país é sui generis!!! O Estado é leigo, mas a Igreja pode ter quantos feriados bem entender. Vai dormir com um barulho desses!

Um comentário:

CH disse...

Fernando,

E o adventismo, que é sabatista e recentemente consquistou um privilégio social disfarçado de liberdade religiosa? Explico: Na Paraíba, uma lei estadual recente proíbe o estado de realizar concursos públicos estaduais aos sábados para não bater de frente com o princípio adventista.

O sacrifício não era pra ser dos adventistas?