sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Professores

Me formei em estudos sociais em 2007 e só no último trimestre de 2008 é que exerci a minha profissão/vocação. Nesses três meses fiquei como eventual, mas tive aulas atribuídas por um mês e meio. E nesse tempo pude ver como era o ensino de geografia na escola pública.

Pedi o caderno a um dos alunos de cada classe que peguei, para saber o que o professor estava passando e acreditem se quiser, o professor titular que então estava de licença prêmio, estava lecionando a extinta matéria de Educação Moral e Cívica, símbolos nacionais e seus respectivos significados, e as mesmíssimas lições para as 7ªs, 8ªs e 1ºs anos.

Por causa da ética não pude dizer nada, mas que deu vontade, ah isso deu. Então tive a dura tarefa de recomeçar do zero e ensinar a cada turma o que eles deveriam aprender de fato e procurei fazer uma aula interessante, não sei se foi. O certo é que comentaram comigo que o pessoal do colegial reclamou a minha falta, mas eu não podia voltar porque a licença do professor já tinha acabado e por isso retomou suas turmas.

No fim do ano passado os professores OFAS (contratados) do estado de São Paulo tiveram que fazer uma prova sobre a proposta curricular e os cadernos bimestrais. Eu prestei para a história e geografia e passei com 68 pontos em geografia e 47 em história. Passei também graças à gentileza de minha ex-coordenadora mas não ex-amiga Izabel Tademos, uma pessoa incrível e que é toda pela educação e ama o que faz.

O objetivo da prova era que o governo acabasse com esse negócio de pontuação de OFAS por tempo e que os OFAS ficassem nos cargos de professores por mérito e não por tempo. Eu tive uma boa colocação entre os candidatos, mesmo minha pontuação sendo praticamente zero.

Soube que a APEOESP quis a anulação da prova, porque isso vai contra os direitos do professor (claro a APEOESP está defendendo o pão deles de cada dia, sem professor associado e desempregado é um troco à menos), de OFAS que estão aí (des)ensinando há 20, 30 anos.

E esses OFAS que estão no sugando o estado há duas ou três décadas são os que reclamaram da prova e evidentemente foram mal na mesma. Esses OFAS nunca passaram num concurso público e duvido muito que passariam num concurso para gari ou margarida. Ano passado até greve fizeram para o cancelamento da prova. Depois conseguiram uma liminar para anular a prova, mas o governo conseguiu derrubar a liminar. Ouvi um boato de que a APEOESP entrou com um mandado de segurança para anular a prova, pois segundo a APEOESP isso vai contra os direitos do professor. A APEOESP defende o professor, essa classe tão perseguida pelo governo e martirizada pelos alunos!!! Isso chega a causar um dó novelesco.
Está na cara de que esses OFAS não estudaram para a prova e que foram mal, mas que culpa tenho eu, se esses professores são incompetentes e que não fazem jus nem ao título de professor e nem ao salário que recebem? A mesma prova que prestei foi a mesma que eles prestaram, isto é, em se tratando da proposta curricular, pois cada qual prestou para sua disciplina.

Esses professores que fazem de tudo para anular essa prova, adoram avaliar alunos, mais ainda tem verdadeiro orgasmo em reprovar alunos. Como quem gosta de avaliar não gosta de ser avaliado? Como quem gosta de reprovar não gosta de pensar nem na possibilidade de ser reprovado? Sem contar que esses professores só prestam para falar mal de alunos. Parece que essa é a única competência que conhecem e a única habilidade que tem.

O governo quer melhorar o ensino, o governo pretende dar educação de qualidade e afastar os péssimos profissionais, e eles que nada sabem ainda acham ruim e criticam o governo. Eu acho muito engraçado quando essa gente aparvalhada faz greve por melhores salários, quando muitos alunos sabem muito mais do que eles.

RIDENDO CASTIGAT MORES!

2 comentários:

Ravick disse...

"Esses OFAS nunca passaram num concurso público e duvido muito que passariam num concurso para gari ou margarida."

Margarida?! O que é isso?! :O

Cara, eu estou com o germe de uma idéia de escrever um texto parecido com o teu, só que com professores da graduação. Agora já tenho textos pra citar e corroborar o que quero dizer =D

______________________

Ah, te deixei mais um selo lá no osamorais :D Dá uma passadinha lá para pegar :D

Fernando Rodrigues Felix disse...

Margarida são mulheres que trabalham varrendo as ruas da cidade.Esse é o nome que recebem aqui na baixada santista.