terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Ateus religiosos

De uns tempos para cá, virou modismo no mundo virtual fazer proselitismo ateísta. O comportamento daqueles que negam a existência de um Ser Supremo é igual ao dos fundamentalistas fanáticos. Esses ateus fanáticos vivem em função do ateísmo, fazendo propaganda de sua fé, sim fé. Fé porque eles dizem que Deus não existem, mas não podem provar nem pela lógica, nem pela ciência. Então, eles crêem piamente na inexistência de Deus. Por isso os ateus tem fé, pelo simples fato de não poderem provar a inexistência de Deus. Eles afirmam a inexistência do Ser Supremo, a prova do ônus cabe ao afirmante.

O próprio Dawkins, um cientista evolucionista resolveu fazer metafísica em seu último livro, Deus um Delírio. O problema é que em seu último livro ele quis se valer da ciência para "provar" que Deus não existe, e todos sabem que Deus não é objeto da ciência. Dawkins também foi desonesto ao afirmar que o evolucionismo encaminha ao ateísmo. Foi igualmente desonesto quando afirmou - também em Deus Um Delírio - que os evolucionistas teístas não são sinceros, e que ele preferia os criacionistas.E o próprio Dawkins confessou sua incapacidade de provar a inexistência de Deus no capítulo 4 de seu livro, que diz bem assim: 4. POR QUE QUASE COM CERTEZA DEUS NÃO EXISTE....................................123. Ele poderia ter escrito: Por que com certeza Deus não existe Porque Quase não é certeza e não é prova. De quase para a certeza falta muito.

Se a inexistência de Deus não pode ser provada, então para que estufar o peito e se achar o todo-sapiente, o hiperintelectualizado e afirmar: "Eu sou ateu!", "Deus não existe!" e outras coisas do gênero?

Os ateus pedem para que se prove a existência de Deus, mas quando lhes pedem para que provem o como e porquê da inexistência do Ser Supremo, fogem do assunto, usam falácias e apelam ao Deus Bíblico que não é o Deus dos filósofos. Se não podem provar o que afirmam, no caso a inexistência de Deus, então é evidente que crêem naquilo que não constitui um fato e que não pode ser testado e/ou experimentado, logo o ateus tem fé, ainda que neguem.

Quem mais se preocupa com Deus são aqueles que não deviam se preocupar com ele, ou seja os ateístas. Já participei de várias comunidades de filosofia no Orkut, e o que vi é que a única coisa que interessava os ateus eram os debates religiosos. Não se interessavam por epistemologia, lógica, política, sociologia, economia, etc... Só se interessavam por Deus ou por Jesus. E assim se mostraram tão alienados quanto os fundamentalistas religiosos, cujo universo gira em redor de suas crenças infantis.

Esses missionários ateus que divulgam a palavra da sagrada aniquilação, de um universo e de uma vida sem sentido parecem não ter certeza de seu ateísmo. Parecem que tem dúvidas, e que se questionam, mas precisam provar para si mesmos que são "racionais" e ateus de verdade, e por isso fazem proselitismo, porque o fantasma da fé os perturba.

Se realmente não cressem em Deus como afirmam à torto e à direita não se incomodariam tanto com essas questiúnculas metafísicas. Viveriam como os agnósticos que não sabem ao certo se Deus existe ou não e tampouco estão interessados em saber, porque provavelmente nunca terão como descobrir isso.

Os ateus possuem uma linguagem e um modus operandis dogmático. Um ateu chamado Alfredo Bernacchi escreveu o livro: A BÍBLIA do ateu, um nome bem significativo, um livro sagrado para os ateus, um livro dogmático que não questiona, é o que dá a entender. Ele também escreveu o livro Ateu, graças a Deus, um título tão ridículo que nem preciso comentar. Esse mesmo senhor, também escreveu: "Sinto muito, mas Jesus Cristo não existiu”. Um livro que é risível, e afirmo isso sem ter lido a referida obra, porque Dawkins, em Deus Um Delírio, não nega a existência histórica de Jesus, diz que acadêmicos respeitáveis afirmam sua existência, então é bem provável que tenha existido.pág 109. Os historiadores sérios não negam a existência histórica de Cristo, quem o faz ou é mau intencionado ou ignorante ou ainda as duas coisas.
Ou seja, esse Alfredo Bernacchi é um autor suspeito e tão cego quanto os neo-pentecostais com suas pregações enfadonhas. Outro ateu com ardor missionário é o escritor e o endeusado Michel Onfray com o seu Tratado de Ateologia que não passa de uma reedição barata de Nietzche, Feurbach e Cia. http://www.ouviroevento.pro.br/diversos/resenha_de_Onfray.htm

Os ateus confundem Deus com o Deus judaico, cristão e islâmico que são formas de revelação. Mas, filósofos como Aristóteles não partiram da revelação para aceitar a existência de Deus, mas tão somente da razão humana. O máximo que esses papas ateus podem fazer é escrever suas cartas encíclicas vomitando o seu ódio contra Deus e as religiões. Podem tripudiar sobre o Velho Testamento e sobre o Corão e mesmo sobre passagens ou livros obscuros do Novo Testamento como o Apocalipse, o que não conseguem fazer é provar que Aristóteles estava errado com sua concepção de Motor Imóvel.

Os ateus até querem criar o seu feriado religioso, Dia do Orgulho Ateu que talvez fosse uma espécie de festa de Pentecostes às avessas. A festa de Pentecostes para quem não sabe, é a festa da fundação da Igreja Cristã. Também querem celebrar o Newtal ao invés de celebrar o Natal. http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3466218-EI306,00.html

Os ateístas que tanto odeiam a Deus e as religiões se tornaram tão religiosos quanto qualquer pessoa que tenha sua fé e devoção. ~

Os ateus são religiosos porque:

1) Vivem em função do ateísmo, são alienados só conhecem e falam de assuntos religiosos e da Teoria da Evolução que ingenuamente pensam favorecer o ateísmo. Nada ou quase nada conhecem de antropologia, geografia, direito, literatura, filosofia, psicologia, sociologia entre outras disciplinas. Ignoram as questões sociais (excetuo aqui os ateus marxistas e socialistas);
2)Tem crenças - A inexistência de Deus e a inexistência da imortalidade da alma;
3) Livros Sagrados - A Bíblia do Ateu e o Tratado de Ateologia;
4) Querem ter feriados religiosos.

Qualquer semelhança com a realidade não é mera ficção.

2 comentários:

Sérgio disse...

Legal o post cara.
Bem explicativo sobre o ateísmo forte.
Mas ele é uma grande falácia pois você faz uma assimilação forçada e generalisada sobre o que é o ateísmo e o que ele deveria ser.

O ateísmo é a falta de crença em Deus.
Não diz respeito à política nem outros assuntos.
Dizer que todo ateu não dá atenção à política por exemplo, é uma associação forçada.

A falta de crença em Deus seja esta por crença na sua não existencia ou descrença na capacidade de se provar sua existência, não pode ser ligada à filosofia, política, geografia e outros temas.
Então quando você diz que um ateu não pode ter uma crença, seja ela em que Deus não existe, ou que a terra é oca, em alienígenas ou em qualquer outra coisa.
Então você está cometendo uma falácia a não ser que você possa provar a ligação entre ateísmo e a falta de crença mesmo sabendo que todo ser humano possui uma crença em algo, seja espiritual ou físico.
Você também teria que provar o ateísmo como causa da falta em interesse político por parte da população.

Enfim, apesar desse post expressar como me sinto em relação à determinados ateus(como o próprio dawkins).. ele é falacioso.

Alfredo Bernacchi disse...

É fácil sair por aí criticando a obra dos outros. Difícil é ter uma opinião formada e assumi-la, expondo-se às críticas.
Religiosos com seus dogmas enfadonhos e retardados, não saíram ainda dos séculos da inquisição e pretendem ditar regras em pleno Século XXI.
EU SOU ATEU COM MUITA HONRA E TENHO ABSOLUTA CERTEZA DE QUE SOU MUITO MAIS INTELIGENTE, CULTO E ESCLARECIDO DO QUE VOCÊS.
Na verdade, tenho pena da ignorância e fanatismo de vocês.
Alfredo Bernacchi.