domingo, 20 de abril de 2014

Palavras de um quase crente! A ressurreição de Cristo!

(Ps a palavra 'crente' não equivale aqui a protestante ou reformado, segundo a acepção corrente e vulgar. Parodia o Pe Lammenais e designa portanto os crentes ou fiéis CATÓLICOS OU ORTODOXOS.)



1 - Concordo com Simone Weil, a ressurreição - como todos os milagres - é espetáculo de poder concedido as mentes grosseiras e vulgares.

A Encarnação e a morte apenas são essenciais...

Pois por meio delas somente Deus deixa de ser expectador do drama da existência humana para dele participar, enquanto Deus conosco.

Um Deus que não se faz presente e que não acompanha não merece ser cogitado.

A beleza do Cristianismo esta justamente nesta afirmação de um Deus solidário.

Então nele creria mesmo que não houvesse ressurreição alguma e reverenciaria a memória do Deus que se fez carne e morreu por nós após revelar a lei eterna do amor.


2 - Todo aquele que não ressuscita eticamente com Jesus Cristo demonstra que ele esta de fato morto e enterrado.
Pois se ele ressuscitou dos mortos na carne uma única vez para sempre não é menos exato, QUE MORRE DIARIAMENTE NOS CORAÇÕES DOS FALSOS CRISTÃOS QUE ODEIAM E FAZEM MAL A SEUS SEMELHANTES.

Se o homem não morre para a iniquidade e torna a viver apenas para o bem e o amor JESUS RESSUSCITOU EM VÃO!!!

Então, antes de gritar que Jesus ressuscitou abstenha-se de julgar, condenar, apontar, comentar, etc E DEMONSTRE QUE ELE RESSUSCITOU.

Você declara com suas palavras que Jesus se levantou dos mortos; mas suas ações indicam que ele permaneceu morto no sepulcro!


3 - Lamentavelmente parte dos cristãos acredita que Jesus manifestou-se para salva-los magicamente de supostos castigos eternos e espirituais...

Jesus no entanto manifestou-se com o intuito de realizar uma obra bem mais ampla e profunda: salvar o homem da ignorância e da maldade.

Não foi as supostas punições que ele veio cancelar mas a prática do mal entre os seres humanos, ou o pecado.

Não veio salvar os homens NO pecado, mas DO pecado.

Do contrário não seriam Novas Criaturas...

Os filhos devem imitar seus pais e agir da mesma maneira que eles; assim Jesus comunica a filiação divina a seus seguidores para que estes possa viver como o próprio Deus ou em plena conformidade com a vontade de Deus, o qual não peca...

Por isso Jesus assim exorta seus seguidores: SEDE PERFEITOS COMO VOSSO PAIS CELESTIAL É PERFEITO!!!

Isto apenas é Cristianismo.

O resto é mero discurso ou teoria cujo discurso é ludibriar os tontos...


4 - Se o Evangelho é a alma do Novo Testamento o Sermão do monte é o coração do Evangelho.

E se este sermão é o coração do Evangelho não toma-lo como regra de vida ou não leva-lo a sério deve constituir um pecado gravíssimo...

De fato os falsos profetas tem apresentado o Evangelho apenas como oferta ou benefício... JESUS NO ENTANTO NOS APRESENTA SEU EVANGELHO COMO CRUZ E CAMINHO ESTREITO...

Que diferença entre o discurso oportunista, que vai de encontro a vontade humana e ao comodismo e o discurso divino que alerta: Não é aquele que diz Senhor, Senhor que entrará em meu Reino mas quem cumpre a minha vontade!!!

"Afiado como o fio de uma navalha; tal o caminho da salvação." penso que tais palavras exprimem com exatidão o pensamento do divino Mestre.


5 - Mas Jesus era adepto do judaísmo, dizem uns e outros...

Mas foi torturado e morto pelos líderes religiosos dos judeus.

Então deve ter dito e ensinado ao menos algumas coisas em oposição a fé judaica.

Do contrário, tivesse ele sido um judeu conformista ou conservador, sua morte seria um mistério ainda maior.

Se de fato ele disse: Vinho novo posto em odres velhos acarreta a destruição dos odres... e pano novo associado a colcha velha acarreta a destruição da colcha... como poderia ter cogito em enfiar sua doutrina no bojo do judaísmo???

Erram pois e feito tantos quantos apresentam o Cristianismo como mera seita ou facção judaica. É e sempre foi algo totalmente diverso; perceberam-no logo os escribas, fariseus e sacerdotes...

Os neo cristãos não querem percebe-lo por pura e simples conveniência. Pois é mais fácil cumprir todas as exigências externas das leis de Moisés e Maomé do que permanecer rigorosamente fiel ao amor, ao bem, a justiça, a fraternidade, etc

Tantos quantos encontram-se abaixo do nível exigido pelos evangelhos tenderão a reverter o mistério Cristão ao judaísmo ou a abraçar o islã. A primeira saída corresponde a heresia protestante e a outra a apostasia formal...




Nenhum comentário: