segunda-feira, 21 de abril de 2014

Meditações IMpiedosas - Grande e verdadeiro conflito ou o 'espírito do Catolicismo'!

1 - Acima das organizações ou estruturas episcopais (Ortodoxa, romana e anglicana) paira o espírito ou consciência imortal do Catolicismo, o qual pode ser definido como o 'sentido' da Encarnação ou processo por meio do qual a Encarnação do Verbo não só é continuada mas ampliada no mundo.

2 - Este espírito ou consciência só pode realizar-se plenamente dentro da forma episcopal em associação com a fé Ortodoxa, cujo cerne é o padrão niceno ou atanasiano, enfim a doutrina segundo a qual Jesus é verdadeiro Deus feito homem mortal.

3 - O outro espírito, o espírito de rebeldia e oposição é o espírito do judaísmo ou do farisaísmo ora retomado fora da Cristandade pelo islã e dentro dela pelo protestantismo. Em termos de gentilidade equivale ele a doutrina neo platônica e a todas as formas de espiritualismo descarnado...

Apenas o Catolicismo enquanto forma de espiritualismo ENCARNADO, cumpre o desígnio divino e perfeito de conciliar a Transcendência com a Imanência. Apenas e somente ele é capaz de superar a tensão Espírito - Matéria...

4 - Assim se o Cristianismo manifestou-se primeiramente entre os hebreus, sua mensagem identificou-se melhor com o padrão de pensamento helênico segundo o qual os 'deuses' eram capazes de assumir uma forma mortal. O padrão de pensamento semita não só repudiou a simples possibilidade deste mistério como tem se mostrado absolutamente impermeável a ele afirmando obstinadamente a Transcendência como absoluta...

Assim, de certo modo e maneira foi o advento do Cristianismo como que preparado pelo helenismo ou pela penetração do padrão de pensamento grego no Oriente Próximo. Assim o Islã e o protestantismo significam a reversão do helenismo/Catolicismo enquanto decidido retorno ao padrão de pensamento semítico ou judaico, inclusive no seio das igrejas e sociedades greco romanas ou médio orientais.

5 - Podemos pois avaliar o triste espetáculo que ora assistimos como uma espécie de recuo do ideal Católico face a revanche ou ascensão do judaísmo e do neo platonismo ora sob as formas do islamismo e da reforma protestante.

Recuo tão grave e insidioso que as próprias formas episcopais e mesmo a fé ortodoxa; esvaziadas até certo ponto do sentido Católico foram como que invadidas, tomadas e contaminadas pelo espírito contrário: o espírito do judaísmo/farisaísmo - neoplatonismo; espírito que tem posto em movimento o mistério da desencarnação...

E assim vai a humanidade tornando ao erro da Transcendência absoluta e perdendo cada vez mais o nobre e excelente sentido da Encarnação.

Sem perceber o absurdo contido na afirmação: É IMPOSSÍVEL que Deus se torne homem (sic).

POIS SE O DEUS DELES CONHECE QUALQUER IMPOSSÍVEL ALÉM DO MAL E DO PECADO SUA EXISTÊNCIA É MAIS DO QUE DUVIDOSA...


6 - Assim o espírito do Catolicismo é simpático e receptivo face a imanência! Enquanto o espírito do erro esta voltado para a Transcendência absoluta a ponto de dela apartar a imanência até a oposição e o maniqueísmo...

7 - O espírito do Catolicismo admite que a natureza material pode e deve ser compreendida em termos científicos; assumindo sem maiores problemas a doutrina da evolução biológica. Enquanto o espírito do erro apega-se aos mitos e superstições ancestrais caracterizados pelo padrão magico fetichista.

8 - O espírito do Catolicismo é otimista pelo simples fato de que DEUS mesmo se fez homem entre homens por acreditar nos homens ou saber que existe algo de bom neles i é algo digno de ser resgatado, a saber, sua própria imagem e semelhança. Enquanto o espírito do erro e da mentira é pessimista, abatendo o homem em máximo grau e afirmando sua corrupção em termos absolutos.

Revertendo mais uma vez em maniqueísmo.

Enquanto o Catolicismo merece ser encarado como uma forma de humanismo.

O agostinianismo foi e ainda hoje é a porta por meio da qual a abominação maniqueísta invadiu e tomou posse da parte ocidental da Cristandade até assumir a forma perfeita do calvinismo...

9 - O espírito do Catolicismo é por definição universal, estando voltado para todos os povos, nações e culturas; ENFIM para toda espécie. Enquanto o espirito do erro e da mentira é tacanho voltado apenas para um pequeno grupo de sectários seja ele étnico ou não.

Eis porque a manobra do calvinismo retomou decididamente a fábula judaica da eleição introduzindo-a no corpo do Cristianismo; do que resultara instituições tão virulentas quanto a K K K e o apartheid...


10 - O espírito do Catolicismo é gregário, comunitarista ou socialista na medida em que tende a fortalecer os laços existentes entre todos os seres humanos e inspirar a convivência fraterna entre sua membresia. Sobrepondo o que há de comum ao pessoal ou individual. Já o espírito do erro e da mentira é decididamente individualista, supondo que seja possível ao individuo ter acesso a natureza divina sem passar pelo outro e estar em comunhão com ele; tal o funesto dogma da salvação individual ou pessoal...

Assim cada um deles vai buscando sua salvação 'pessoal' sem cogitar na existência de vínculos espirituais pelos quais nos tornamos verdadeiramente irmãos e responsáveis uns pelos outros! E perdem por completo a dimensão da solidariedade e o próprio Norte do Evangelho, que é o mandamento divino do amor!!!

E enquanto creem eles que podem salvar-se apenas pela fé, desvinculados da congregação... nós cremos que nos aproximamos mais e mais de Jesus Cristo em comunhão com os demais seres humanos, amando-os e servindo-os como ele mesmo decretou!

Tal a importância do dogma da comunhão dos santos. Pelo qual cremos que nem mesmo o poder da morte é capaz de romper laços tão fortes estabelecidos pelo divino Mestre Jesus. Laços pelo qual os santos vitoriosos pedem por nós, enquanto nós pedimos pelos que não morreram na plenitude de Jesus Cristo; de modo que todos venham a ser um só nele.

De modo que o Católico consciente, face ao dogma da comunhão dos Santos e iluminado por ele não pode deixar que inferir que o objetivo da presente vida e de toda ordem social é o bem comum segundo os imperativos da justiça.


11 - O espírito do Catolicismo é verdadeiramente belo porque Encarnado e destarte simpático a dimensão humana da arte favorecendo todas as suas expressões quais sejam a arquitetura, a pintura, a escultura, a música; e tudo quanto enobrece e eleva nossos sentidos. Enquanto o espírito do erro e da mentira é estéril em termos de arte, com suas paredes brancas e nuas...


12 - O espírito do Catolicismo é comedido pois ao invés de supor que a ordem da graça demole, aniquila ou destrói a ordem da natureza; afirma que a ordem da graça antes sobrepõe-se a ordem da natureza como que completando-a e levando-a a suma perfeição.

Eis porque jamais teve dificuldade em admitir que todos os povos foram advertidos sobre a manifestação do Instrutor Supremo - 'Teste David cum sibylla' é seu canto de glória!

Como pode assumir e levar adiante o ideal de justiça arvorado pelos antigos gregos. Ensinando aos pecadores arrependidos a necessidade imperativa da REPARAÇÃO CONCRETA.

Enquanto o espírito do erro e da mentira é radical. Postulando que apenas uma nação foi preparada para a vinda do justo e negando a que a verdadeira conversão implique reparação...



E sendo universal e otimista é o espírito do Catolicismo é universalista. Postulando que todos os seres humanos, ao cabo de eras de eras, atingirão o Cristo total... Enquanto que o espírito do erro e da mentira sustenta a teoria da eternização do mal pela qual o supremo Senhor terá de conviver perpetuamente com o ódio e a rebelião e pela qual sua vontade será frustrada; e pela qual sua natureza 'perfeita' apresenta-se como limitada. Tal as ilações que podemos fazer a partir da doutrina das penas eternas ou do infernismo.

Nós no entanto cremos na restauração de todos os homens e na eliminação completa do mal e do pecado enquanto mero desvio da vontade livre face ao padrão divino da lei. Quando todas as vontades livres foram persuadidas pela graça, educadas e corrigidas estará consumada a obra de nosso grande médico e pedagogo; entrando toda humanidade ou a espécie no redil eterno do Bom Pastor.

Nenhum comentário: