sexta-feira, 28 de maio de 2010

Profissão Perigo



Quem tem a minha idade ou um pouco menos teve a oportunidade de assistir a profissão perigo que passava aos domingos na Rede Globo aos domingos nas décadas de 80 e 90. O herói MacGiver era um gênio fabricava armadilhas com chicletes e outras quinquilharias. Mas não é dessa serei que eu quero falar, aliás não quero falar de série nenhuma. Quero falar da verdadeira Profissão Perigo, que é a profissão de professor.

Esta semana eu soube de dois professores amigos meus que tiveram problemas cardíacos devido ao estresse a que estão submetidos, e ambos são jovens, um deles é uma moça de 30 anos professora dedicada, competente e superculta, o outro é um professor com menos de 30 anos que teve princípio de enfarte, homem estudioso, sério e que gosta de lecionar.

A professora em questão trabalha na mesma escola que eu, então eu sei pelo que ela passa, porque também passo pelas mesmas dificuldades. Há certas turmas que são verdadeiramente infernais, e aqui não falo de um ou de outro aluno, mas de classes com quase 40 alunos, onde mais da metade é indisciplinada.

Eu mesmo vivo a me estressar em sala de aula dependendo da classe na qual leciono, (todavia confesso que há excelentes alunos em todas as salas de aula) e sei que também posso cair morto fulminado por um enfarte.

A profissão de professor é sim a verdadeira Profissão Perigo, perigo de morrer por um enfarte, perigo de ser agredido por alunos menores de idade, perigo de cair em depressão, perigo de perder o emprego, etc...

Visto que essa profissão é perigosa e não é qualquer um que enfrenta uma sala de aula, penso que o professor devia ter direito a insalubridade porque a docência é uma profissão perigosíssima.

Qualquer professor deixa MacGyver no chinelo!!!!

Um comentário:

Flávio RB disse...

Insalubridade ou periculosidade.

Eu gosto de lecionar, mas estou afastado das salas de aula.

Felizmente nunca tive problemas em sala, mas acompanho de perto os relatos de grandes amigos que ainda estão nessa nobre profissão tão mal valorizada.

Espero, um dia, ver o professor ter o seu valor merecidamente reconhecido, pois eles (você está incluído) são os verdadeiros construtores da riqueza de uma nação.