quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Criacionismo e Teologia da Prosperidade




O criacionismo é uma ideologia baseada no fundamentalismo vetero-testamentário que afirma ipsis litteris que Deus criou o universo em 6 dias e que todas as espécies existentes nunca sofreram mudanças. Elas sempre foram como são. Para tentar dar um "embasamento científico" criaram uma "ciência" chamada Design Inteligente que já foi amplamente refutada. O tal Design Inteligente nada mais é do que criacionismo disfarçado para desacreditar a Teoria da Evolução.

Mas o que é que o criacionismo tem a ver com a teologia da prosperidade? Não é a Globo e você, mas tem tudo a ver. Por que?
O criacionista crê num universo mágico no qual Deus intervém a todo momento como se o universo não tivesse leis que o regessem. Georges Cuvier que foi um dos primeiros paleontólogos, homem muito inteligente, mas que não soube se adequar a ciência, teve que criar mecanismos para explicar porque as espécies desapareciam e porque depois apareciam mesmas espécies com organismos mais complexos.

Toda pessoa que crê em intervenções divinas é necessariamente criacionista, e olha que afirmar isso é chover no molhado. Infelizmente não temos como mandar essas pessoas estudarem, seja porque são analfabetas ou semi-analfabetas ou porque não conseguem entender os conceitos complexos da ciência ou ainda por medo de "blasfemar" afirmando a Teoria da Evolução, o que equivaleria a negação da palavra de Deus.

Também não adianta gastar o latim com gente ignorante, pois o ignorante é ignorante porque se acha sábio e não precisa conhecer mais nada. Aliás é muito mais reconfortante manter as ideias do que repensá-las. Pois toda mudança causa sofrimentos. Pois descrer do criacionismo é descrer de seu próprio mundo, mundo esse no qual foram criadas. Temos aí a questão psicológica, pois rever conceitos não é fácil e requer muita coragem e maturidade, qualidades que poucos possuem.

Mas como mudar essa situação? Só vejo um modo possível. Investir maciçamente na educação pública. Comprando bons livros de ciências (biologia, química e física). Construir novos laboratórios nas escolas e aparelhamento daqueles que estão sem uso por falta desses aparelhamentos. Pois como alguém pode realmente aprender biologia, física e química se não ver a prática dessas ciências. Ora a ciência acontece por meio do empirismo. Com escolas tão ruins fica difícil que os alunos compreendam as ciências.

É muito mais fácil entender a Bíblia que não requer esforços mentais nem cálculos complicados. Outro fator importante é proibir os alunos de contrapor a Bíblia ao evolucionismo, porque a escola é laica. Muitos professores de biologia não falam abertamente da Teoria da Evolução por dois pontos:

1) Tem medo de melindrar os seus alunos por causa de suas respectivas crenças;
2) Não dominam o conteúdo da matéria.

Não poucos professores tem medo de mostrar os fatos científicos aos alunos, mas os pastores pregam publicamente em seus templos contra a Teoria da Evolução. Metem-se onde não são chamados e falam daquilo que ignoram.

É vergonhoso que um professor de que disciplina seja não domine o conteúdo daquilo que ensina, ao passo que esses espirituais batedores de carteiras conheçam bem a Bíblia para assim manipulá-la.

Os pastores combatem a Teoria da Evolução porque sabem que a explicação natural pode destruir o seu mundo mágico e sem mundo mágico não há milagres e sem milagres o dinheiro não entra nas contas dos pastores.

2 comentários:

Ravick disse...

Perfeito, sobretudo o final "Os pastores combatem a Teoria da Evolução porque sabem que a explicação natural pode destruir o seu mundo mágico e sem mundo mágico não há milagres e sem milagres o dinheiro não entra nas contas dos pastores. "


Estes pastorecos estão construindo o futuro deles, tornando o país numa massa ignorante de fanáticos, que prontamente lhes nutrirão, elegerão, e até comerão o seu estrume, se lhes for pedido...

quandoescrevo disse...

Muito bom... Há alguns pontos que pensarei mais!
Me preocupa sempre essa mistura dos papéis das coisas. Esse negócio da escola não ser laica, arrebenta com os potenciais dos alunos. Além de não haver a laicidade, doutrinam para um Deus que não reconheço como o meu.
Um dia desses, passei pelo que disse sobre o medo de dizer algo que bagunce o que os alunos professam de fé. Uma aluna pediu para fazer a oração. Eu disse apenas que na escola não era lugar... Ela perguntou o motivo, mudei de assunto.
O combate a Teoria, levaria de fato a questionamento da forma como Pastores, protestantes e católicos conduzem as Escrituras, subversivas a lógica deste mundo.