segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Dos Insultos

Hoje em dia mais do que nunca se tornou moda insultar, isto é, ofender as pessoas de forma gratuita. Vemos isso diariamente no mundo real e mais ainda no mundo virtual, as comunidades do Orkut são tristes exemplos disso.

O que é insultar de onde se originou esta palavra? Insultar tem origem no latim, vem do in=em cima + salio=saltar, pular. Ou seja insulto significava literalmente saltar, pular em cima do inimigo. Insultamos nossos desafetos porque não podemos saltar em cima deles para estrangulá-los. Se bem que essa é a vontade daquele que insulta. Insultar é o modo de "pular em cima" do adversário. Porque quando insultamos, nossa intenção é diminuir nossos inimigos, humilhá-los, deixá-los sob nossos pés.

Os insultos são verbais mas ferem tanto ou mais que uma agressão física. Ninguém gosta de ser insultado, humilhado, pulverizado por um ofensor.
As ofensas vão de palavrões, xingamentos, até à zombaria de um estado da pessoa (pobreza), de sua cor ou aparência física (racismo) e condição (sexo, idade) entre outras coisas.

Um dos insultos que mais ouço por aí é: "Velho gagá", "velha feia", "velha chata", etc... Para uma pessoa de idade é uma coisa triste a velhice, já não tem o vigor nem a beleza da juventude e muitas vezes depende dos mais jovens para sair. Apontar alguém como velho é querer dizer que a velhice é algo degradante, feio, que a pessoa ficou aparvalhada e não se deve levar em consideração o que diz. Quando este insulto é dirigido a um homem, além de tudo isso tem o acréscimo de afirmar que já "não é homem", já "não tem virilidade". No caso da mulher, o que mais dói, é saber que perdeu a beleza, e que já não chama mais a atenção dos homens e que se as pessoas ainda lhe dão atenção é porque ela se tornou um objeto de comiseração.

Outro insulto que machuca muito é ser chamado de moleque, porque "moleque" indica leviandade, "molecagem" (que gosta de brincar o tempo todo), que não sabe nada porque ainda é muito novo e que precisa viver mais para saber algo e assim opinar. Quando se chama um adulto de moleque, quer se dizer com isso que o sujeito é um tolo, babaca e que não cresceu nem emocionalmente nem intelectualmente. Temos um exemplo disso no filme Tropa de Elite quando o Neto imprudentemente se arrisca no morro, desobedecendo as ordens do Capitão Nascimento, depois da ação, o capitão Nascimento (Wagner Moura) dá uns tapas na cara do Neto (Caio Junqueira) e lhe diz: "tira essa roupa preta porque tu não é caveira! Tu é moleque". Com isso quis significar que o soldado Neto era um crianção, que apesar de ser adulto não sabia agir como um homem, como um sujeito responsável.

Outro insulto é atacar a virilidade de um homem duvidando da mesma. Expressões típicas como essas podemos ouvir quase que diariamente: "vem aqui se tu é homem", "vem aqui se tu é macho", querendo com isso desafiar o oponente para uma briga.
Chamar um homem de "mulherzinha", de "bicha", "viado" também ofende a maioria dos homens ciosos de sua masculinidade. Porque esses "ofendidos" entendem que ser homem é "comer muitas mulheres", ser agressivo e falar grosso entre outras coisas.

Há pessoas que para humilhar seu adversário, gostam de chamá-lo de: pobre, pobrinho, favelado, etc... Apelam para a situação sócio-econômica do adversário, como se o fato de ser pobre ou de morar numa favela fizesse dele um desclassificado, um vagabundo enfim um marginal.

Entretanto esses insultos nem chegam perto do insulto racista que é aquele que deseja reduzir uma pessoa por causa da cor de sua pele ou por causa de sua raça. Mesmo sendo crime, muita gente ainda usa palavras infelizes como essas: "macaco", "criolo", "preto", etc... O problema nesse caso é que se ofende uma classe de pessoas que descende ou pertence à uma "raça". Quando uma pessoa se vale dessas palavras para ofender um negro, sua intenção é dizer que ele é superior por não ser negro, ou que é superior por ser branco, que o negro é uma raça inferior que não evoluiu "completamente" ou de modo "perfeito", que segundo sua concepção racista os negros perto dos brancos são como macacos e se parecem com eles. E esses insultos acontecem porque os brancos ou os que se acham brancos pensam ser superiores aos negros. Isso acontece tanto no mundo real como no mundo virtual (no virtual se usam fakes para se ofender os negros). O negro pode derrotar um branco num debate do Orkut, o branco ou supostamente branco para não perder o debate desautoriza o adversário chamando-o de preto, neguinho, etc...

Então na concepção tacanha das massas ser velho, pobre, moleque, mulher, homossexual e negro não é um estado ou condição da pessoa, ou seja algo que é inerente como ser mulher e negro e coisas que fazem parte da condição humana como fases biológicas da vida tais como ser criança, adolescente e velho. Até a pobreza que é uma condição social se torna um defeito. As pessoas associam erradamente características físicas, sexuais e sociais à idiotice, incompetência e inferioridade. E fazem isso baseados em preconceitos, por isso, suas concepções não passam de juízos de valores.

Além do que as massas adulteram o sentido das palavras, retirando-a de seu contexto e significados originais. Porque ser velho não é necessariamente ser idiota ou degradado; e mulher não quer dizer medrosa e fraca, assim como negro não quer dizer que é uma pessoa pertencente à uma raça inferior.

Não se deve usar características físicas, sociais e sexuais para se ofender uma pessoa, até porque essas características não tem nada de ofensivo. São as pessoas que dão o tom ofensivo por serem ignorantes. Pois chamar um homem de mulher querendo dizer que ele é covarde não indica que o sexo feminino é covarde. E chamar um negro de macaco não o reduz à inferioridade e muito menos à irracionalidade. O negro continuará sendo o que é independente de sua raça ou cor. Se inteligente nada o afeta, se imbecil não é por causa da raça, assim como os nazistas alemães eram burros independente de serem da raça ariana. Porque a imbeclidade não é patrimônio de uma raça ou cor nem a genialidade.

Penso que está na hora de se parar com esses insultos idiotas e saber insultar de verdade sem recorrer à raça, ao sexo, fase da vida, etc...
O que fica evidente é que esses insultos mostram o quanto são preconceituosas essas pessoas que se valem desses expedientes.

Antes de tudo é preciso saber insultar, rotulando o adversário com os adjetivos apropriados tais como: idiota, imbecil (porque tanto homens como mulheres podem ser idiotas), coprófago (porque tanto negros como brancos podem ser "comedores de merda"). Mas os idiotas não tem capacidade para isso, porque esses pobres coitados só julgam pelas aparências.

2 comentários:

yedra disse...

Passando para uma visita. Parabéns pelo espaço. Coloquei um atalho do seu blog no meu, assim virei mais vezes. Um abraço.

Fernando Rodrigues Felix disse...

Obrigado pela apreciação Yedra. =)