terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Dezembro de 1952 - dezenas de pessoas se precipitam no Tâmisa









Entre os dias 4 e 7 de dezembro de 1952 dezenas de pessoas se precipitaram no rio Tâmisa. Alguém poderia perguntar-me: Foi suicídio coletivo?
Não, não foi. O culpado por essas precipitações foi o smog.
- Smo o quê?
- Smog é a fusão de duas palavras inglesas fog = nevoeiro e smoke = fumaça.
Falemos do réu, sr. Smog, acusado de precipitar pessoas no Tâmisa.

No dia 4 de dezembro de 1952, a cidade de Londres amanheceu coberta por um espesso nevoeiro, era um nevoeiro incomum. Os ônibus andavam cerca de 3 quilômetros por hora, tão lento quanto qualquer pedestre. A ópera La Traviata, em cartaz no famoso teatro Sadlers Well, não chegou ao final do primeiro ato, poi o fog penetrou na platéia e invadiu o palco e os cantores não conseguiam enxergar o maestro. Nos cinemas, somente os espectadores das primeiras 4 fileiras conseguiam assistir aos filmes.
Um comandante que perdeu sua aeronave na pista de pouso, solicitou ajuda e uma equipe de busca saiu ao seu encontro e também se perdeu. Pessoas saíam de suas casas e procuravam desesperadas o metrô. Um casal desorientado ao sair da estação mais próxima de casa, só conseguiu chegar graças ao auxílio de um cavalheiro solícito que os guiou sem problemas até o endereço indicado. O casal surpreso (e quem não ficaria surpreso?) perguntou-lhe como ele conseguira manter tão perfeito senso de direção. O cavalheiro respondeu: sou cego.
O dia seguinte amanheceu com a neblina ainda mais densa e muitas pessoas se precipitaram no Tâmisa porque não conseguiam ver o chão. Nesse dia o fog foi mudando sua cor de branco para marrom e na manhã de sábado tornou-se negro. Londres pôde presenciar um dia que não era dia, uma noite em pleno dia, noite atípica.

No meio desse dia negro, os hospitais de Londres estavam cheios. Os médicos não tinham meios de transporte e tentavam desesperadamente atender seus pacientes por telefone. Remédio receitado: oxigênio. Que eles conseguissem, de alguma forma, um balão de oxigênio.
No quarto dia desse pesadelo chamado smog, era um domingo, a visibilidade estava reduzida a 30 centímetros. Não se podia enxergar as próprias mãos na frente do rosto. Todos ficaram cegos mesmo enxergando. Estava muito frio e muitos idosos perdidos morreram nas ruas. Outros morreram de violentos ataques de doenças respiratórias. Só num pequeno parque ao sul da cidade foram encontrados 50 corpos. No fim da tarde, aos poucos, como chegara, foi-se dissipando. E Londres pôde fazer um balanço do que acontecera naqueles dias negros.

Durante e após o nevoeiro 4000 pessoas perderam suas vidas na grande Londres. De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde britânico, em 1954, a maior parte das mortes causadas pelo black fog foi por bronquite (bronquite é horrível, eu sei porque tenho essa maldita doença e uso bombinha). O nevoeiro negro havia provocado um excesso de óbitos causado por dificuldades respiratórias. Os relatórios do Ministério da Saúde confirmaram o óbvio: estreita relação entre o brusco excesso de mortalidade e as concentrações atmosféricas de fumaça e dióxido de enxofre.

O Smog é de fato culpado por essas 4000 mortes, mas Smog não é uma pessoa, Smog é um fenômeno que foi provocado pelos donos das indústrias londrinas. Sim, os únicos responsáveis são esses megacapitalistas que desejam lucrar a todo custo. Smog, um presente da Revolução Industrial desenfreada.

Esse fenômeno ocorrido há mais de 50 anos na Inglaterra é um alerta para os grandes poluidores do planeta, um alerta contra o aquecimento global. Se 4 dias de smog causaram tantos transtornos, imagine o que não causará o aquecimento global? É hora de parar de falar em crescimento sustentável e tornar o crescimento sustentável uma realidade.

Cícero o grande orador romano disse com muita razão: "A história é mestra da vida". Será que não devemos aprender com a Inglaterra de 1952?

Fonte: Revista Realidade, editora Abril, outubro de 1975.

2 comentários:

Ravick disse...

Félix! O.O

Esse post me deixou... ABISMADO! Nao imaginava que já tivesse chegado a esse ponto! :o

Sem dúvida, esse seu texto é mais um que eu devo divulgar por aí... =D

______________
By the way, acabo de te repassar um selo de qualidade! ^^

Passa lá no OsAmorais para pegar! :D

Abração! :D

Fernando Rodrigues Felix disse...

Para você ver meu caro aonde podem nos levar as ações antrópicas.