sexta-feira, 20 de outubro de 2017

As formas de alienação periférica

Resultado de imagem para alienação




A pedido elaborarei um breve artigo sobre as formas de alienação periférica, principiando pela distinção entre as formas de alienação:

  • Alienação periférica é a que busca ocultar, manipular ou distorcer a realidade
  • Alienação ideal ou essencial é a que busca ocultar as verdadeiras causas dos problemas encontrados na realidade.

Quanto as principais formas de alienação periférica podemos citar:

  1. O isolamento espacial. Tal a forma de alienação escolhida pelo poder com o objetivo de cooptar os oficiais do exército, criando vilas militares ou mantendo-os aquartelados em condições totalmente diferentes daqueles que vigoram no âmbito da Sociedade civil ou oferecendo-lhes um modelo que funciona e fazendo com que acreditem que este modelo é comum a todo pais e portanto que todos os civis vivem maravilhosamente bem e que os descontentes certamente não passam de criminosos ou desajustados. Caso tenhamos em vista que autênticas dinastias de oficiais são criados e educados neste realidade artificial intencionalmente criada fica fácil perceber porque costumam ser essencialmente conservadores, afinal não pode aspirar mudar aquilo que funciona tão bem e tendem a conceber e julgar o mundo a partir da realidade em que vivem. Por isso os militares de até meio século atrás antes de serem 'vilões' constituiam um bando de alienados produzidos pelo Estado segundo suas necessidade de controle formando um eficiente aparelho repressor.
  2. A realidade artificial. Referi-mo-nos aqui não apenas a realidade mas a própria cultura produzida e imposta pelos meios de comunicação de massa diretamente controlados, no caso do Brasil, pela alma burguesia. Nada diferente do 'pão e circo' ou pão e espetáculo dos antigos romanos. Entre nós particularmente, a seleção e manipulação de informações associada a produção de necessidades artificiais atingiu um tal nível de refinamento que sequer precisamos distribuir gêneros - pão, carne, vinho e mudas de roupas - como entre os antigos romanos. Nossos cidadãos deixam-se hipnotizar por simples ideias ou teorias como uma galinha diante de um risco. Queremos que haja inimizade ou ódio entre nós e os argentinos, introduzimos este ódio cego no futebol e os Norte americanos agradecem... Queremos afastar as massas dos Cristianismos Católicos devido a sua consciência social mais acurada e aproxima-los do protestantismo com seu conteúdo individualista, apresentamos uma versão unilateral de Inquisição e ninguém se dará ao trabalho de questionar, passando o protestantismo por santo, apesar de todas as suas atrocidades... Queremos paralisar a reflexão política e social ou qualquer outra movimentação que nos esteja incomodando ai vem o carnaval com moças negras de periferia arreganhadas e a goles de muita cerveja... Queremos promover a visão ingênua de que o trabalho honesto a base de salário enriquece, colocamos este conteúdo da novela da Globo... Queremos fazer o povo idiota acreditar que a falta dágua no estado de S Paulo corresponde a um castigo enviado por um deus irritado devido aos nuances da vida sexual contemporânea colocamos o Malafaia ou o Feliciano sob os holofotes. Queremos evitar que o povo questione o sistema pela crise econômica colocamos na telinha um filme qualquer contra os russos (URSS) ou com mensagens subliminares... Ao invés de ensinar a juventude a encarar a sexualidade de modo natural permitimos que mídia dela se aproprie e a venda como único objetivo da vida... Quando estamos dispostos a nos inserir, a militar e e exercer a cidadania a mídia nos bombardeia com o tema da corrupção até produzir a mais intensa angústia... Preciso continuar insistindo para demonstrar que a mídia esta sempre a postos no sentido de selecionar seus conteúdos tendo em vista determinada necessidade calculada em termos de intencionalidade. Noutras palavras esta sempre buscando produzir reações favoráveis ao sistema, blinda-lo, protege-lo, etc A ideia aqui é que apenas um conteúdo especifico concentre a atenção das massas fazendo com que esqueçam-se de todo o resto.


    Resultado de imagem para alienação


Continue acompanhando esta série de artigos sobre as formas de alienação ideais e a fuga e nossos demais ensaios neste Blog e caso encontre sentido neles ou aprecie-os faça a gentileza de matricular-se entre nossos seguidores e de recomenda-lo a seus amigos, colegas e alunos. Toda colaboração e crítica ponderadas são bem vindas!



Nenhum comentário: