sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Minha resposta ao amigo Chris acerca do Batman

Li com vivo interesse seu artigo sobre o homem morcego, intitulado O mito da criatividade -70 anos de Batman. Creio que o Batman é um herói que rema contra a maré, um herói contracultural, um herói que vai contra o senso comum. Talvez seja por esse aspecto que seja tão admirado e lido.

Eu mesmo fui leitor de Batman em minha adolescência e já na idade adulta, e vou lhe dizer uma coisa Chris, aprendi muito lendo os Hqs do Batman. Mas o que me prendia a leitura do Batman não era propriamente o protagonista, mas os vilões como você pode ler o meu artigo que escrevi aqui no Diário de um Bobo da Corte.

Batman é um sujeito fictício mas teve grande influência no mundo real, e foi perseguido por um psiquiatra obcecado, como se fosse uma pessoal real. É interessante notar como Batman exerceu uma influência no mundo real mesmo sendo fictício. E mesmo sendo fictício foi obrigado a se adaptar graças aos caprichos de uma pessoa real que o odiava. Todo mundo pensa que o maior e o mais perigoso inimigo do homem morcego é o Coringa, mas não é verdade, o inimigo mais poderoso do Batman não se encontra nos quadrinhos, mas na história dos EUA. O maior inimigo do Batman foi o Dr. Wertham, caso lhe interesse, você pode ler mais sobre esse caso aqui.

Então caro Chris, como você pôde notar o Bobo também é fã do Batman e do seu mundo e você não precisa ter receios de abordar este ou quaisquer outros assuntos que lhe interessem, pois sei que é uma pessoa inteligente, culta e uma das poucas pessoas donas dos melhores insights.

Um comentário:

Chris Robers disse...

Fernando,

Obrigado pelos elogios.

Vlw novamente pela liberdade!