sábado, 6 de fevereiro de 2010

Do Senso Comum

O que é o senso comum? Senso comum é um conjunto de opiniões recolhidas por uma determinada sociedade, mas sem validade filosófica, ou seja, acrítica. Essas opiniões são chamadas senso comum porque quem as segue acredita que são válidas para todos os tempos e lugares, que elas são universais e necessárias.



Na verdade, não é bem assim. O senso comum pode mostrar grandes pensamentos assim como pode mover o preconceito.



Exemplo: "Quando um não quer dois não brigam", "Filho de peixe, peixinho é", "Em briga de marido e mulher ninguém mete a colher", "Roupa suja se lava em casa", "Fazer o bem sem ver a quem", "Lugar de mulher é no fogão", etc...

Todos já ouviram algumas dessas frases no seu dia-a-dia. Algumas delas contem belos ensinamentos enquanto outras estimulam vários preconceitos. O senso comum não deve ser criticado ou destruído, mas superado. Deve-se partir desse conhecimento popular para que superem o senso comum.

O problema do senso comum é que são ideias pré-estabelecidas e que ninguém ousa criticar, são como verdades de fé, inquestionáveis. Enquanto as pessoas não aprenderem que não existem verdades eternas, válidas e universalmente necessárias continuarão a transmitir a seus filhos e netos essas opiniões e estes as reproduzirão.

Mas como superar o senso comum? Através de questionamentos, tal como fez Sócrates pelas ruas de Atenas. Penso que seja desse modo? E você o que pensa disso? Deixe seu comentário.

Nenhum comentário: